Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/u214423684/domains/rosiellepegado.com/public_html/wp-config.php on line 82

Warning: Constant WP_DEBUG already defined in /home/u214423684/domains/rosiellepegado.com/public_html/wp-config.php on line 83

Dia do Escritor

O dia 25 de julho, foi escolhido como o dia nacional para comemorar e homenagear os Escritores.

No Brasil, este dia foi escolhido pelo então Ministro da Educação e Cultura, Paulo Penido, no ano de 1960, a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores- UBE, presidida na época por Jorge Amado e João Peregrino Júnior, grandes nomes da literatura nacional.

Essa data então seria designada segundo o Ministro para homenagear todos aqueles que “tem prestado à cultura nacional relevantes serviços, estimulando as letras e defendendo o direito de quantos a elas se consagram”.

Para que não seja apenas uma simples data convidamos a conhecer sua importância e fazer o leitor refletir acerca do que envolve esse mundo tão seleto.

Tornar-se um escritor e fazer parte do grande grupo de pensadores é um sonho de muitos que são amantes eternos das letras, mas também é um mundo repleto de vírgulas sem continuação, de interrogações sem respostas, de exclamações sem alegria, surpresa, nem mesmo indignação, não é um mundo que se vale apenas de organizar palavras e manter a vontade de fazê-las obter um sentido.

Não se é escritor, torna-se escritor, porque essa função vem da busca dos fatos da vida e para isso precisa-se viver, observar, se inspirar em algo ao seu redor e esse ato em si exige dedicação, calma, paciência, ver, rever, refletir, buscar, trocar, criar e manter sempre consigo um vício, observar todos os detalhes do mundo e transforma-lo em uma realidade através das palavras.

Escrever é registrar o mundo segundo a sua percepção e fazer através das palavras sua melhor forma de comunicação seja consigo mesmo, seja com o mundo.

Escritores por tanto são artistas, eles desenham letras, esculpem palavras, constroem pontes de frases, consertam histórias, e fazem de tudo uma lapidação e engenharia com reflexões profundas do mundo, abrindo uma porta através de uma capa. Uma capa, um punhado de papel são o passaporte de leitores para dimensões de imaginação e conhecimento, tudo isso levado por um condutor – o escritor.

Usar as letras e palavras pode ser por diversão, por registro, por necessidade de viver, mas é sobretudo para realizar a comunicação e essa forma de falar ao outro, impulsiona o mundo mudando o rumo da vida, expandindo horizontes e clareando o futuro, e isso tudo com o leitor estando com um único objeto que cabe em suas mãos. 

Essa data é propícia a homenagem e a reflexão não só para destacar a importância de quem é artista das palavras, mas também para mostrar ao mundo que esta profissão merece respeito, louvor, destaque e para nos lembrar de jamais deixar morrer sonhos apesar de toda dificuldade que esta classe enfrenta com a sua criação, produção e até a legitimidade de ideias e obras. 

De 3 coisas importantes da vida, o ar, a água, a comida, o que você mais precisa para bem viver? Acreditar em algo, ter liberdade, viver em paz e com amor, plantar uma árvore, fazer um filho? Talvez…mas se todas elas não fossem o registro em palavras do legado da vida de alguém, como saber???

Feliz dia do escritor !!!

Texto escrito Por Ana Paula Pereira

Escritora e Professora

Conheça nossos cursos


Curso Finanças para Professor

Virada financeira

Curso Virada Financeira

Curso Finanças para Professor

Curso Virada Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *