COMO SE ORGANIZAR PARA VOLTAR AO MERCADO DE TRABALHO

Por toda internet somos capazes de encontrar relatos sobre a maior produtividade de algumas pessoas durante esse período, mostrando-se mais motivadas a produzir, estudar e até mesmo lidar com os problemas do cotidiano de forma leve e objetiva.

Talvez pela comodidade de trabalhar em casa ou pelo ganho de tempo, afinal não temos mais a obrigação de nos deslocarmos até um escritório.

Mercado de trabalho

Se você se encontra no grupo com maior disposição pode aproveitar esse tempo para estudar novas ferramentas para auxiliá-lo nessa empreitada, lembrando que agora produzir de forma integrada e colaborativa é fundamental então focar em uso de softwares de organização, gestão, criação e colaboração virtual.

Leitura recomendada GUIA PARA ALCANÇAR A TRANQUILIDADE FINANCEIRA

Listamos algumas aqui: 

Google Suite: As ferramentas do google são conhecidas por permitirem criar em colaboração, simultaneamente, facilitando o trabalho em equipe. Dentre elas temos documentos, planilhas, formulários de pesquisa, conferência em vídeo.

Slack: Aplicativo de mensagens, onde você poderá separá-las do aplicativo para uso pessoal. Assim saberá que essas mensagens precisam de respostas rápidas. 

Notion: Utilizado como uma espécie de Wikipédia e ferramenta para gestão de projetos entre equipes. Possui templates prontos para usar. 

Loom: Permite através da instalação de uma extensão do Chrome a criação de vídeos explicativos para documentos e outros trabalhos, facilitando a compreensão de todos sobre o tema.  

Matrix: Um software open-source criado pela RD Station, onde permite aos componentes da empresa que se vejam e interajam em um ambiente totalmente virtual, permitindo que as conversas de corredor não deixem de existir no trabalho home office. 

Lembre-se de, se possível, criar um local fixo para trabalhar em sua casa, como seu novo escritório.

Leia também COMO PLANEJAR A APOSENTADORIA COMPLEMENTAR

As pessoas esperam de você uma postura profissional independente da circunstância e a criação desse novo espaço, além de auxiliar nesse quesito, poderá ajudar na construção de foco e produtividade no trabalho home office. 

Apesar de ser necessário adquirir novos conhecimentos nada disso será possível sem um plano para tornar esse aprendizado efetivamente proveitoso.

Ter a capacidade de definir uma estratégia de aprendizagem ativa já foi uma competência profissional listada entre as mais importantes para o futuro, sendo antecipada por conta do isolamento social.

Ela basicamente reúne três elementos: como estudar, o que estudar e qual a praticidade evidente deste processo.

Com o início da necessidade de isolamento tivemos a disposição diversas lives, cursos, palestras, podcasts, dentre outros, a disposição para obter os mais variados conhecimentos.

Entretanto, pular de um tema para outro sem objetivo provavelmente irá causar um desgaste, aumentando a ansiedade e não o fazendo absorver os conteúdos como deveria.

Ter foco e clareza sobre seus objetivos dentro do aprendizado é algo fundamental para torná-los realmente proveitosos

FÁBRICA DE EMPREENDEDORES: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE

Apesar de estarmos em um momento de isolamento onde algumas atividades básicas continuam obrigatórias e consumindo nosso tempo somos capazes de desenvolver novas habilidades, até mesmo intuitivamente.

Uma boa dica pode ser definir um novo projeto em que elas possam se manifestar e pratique-as diretamente. Defina metas, um calendário de aprendizagem para aprimorá-las e se possível foque em uma parte do processo por vez.

Reconheça seus avanços e caso deseje, compartilhe-os com o mundo, levando outras pessoas a fazerem o mesmo. Essa é uma atividade possível com ou sem um emprego fixo. 

Tão importante quanto desenvolver novas habilidades é acompanhar as possíveis tendências futuras do mercado de trabalho, visando entender quais profissões tendem a crescer assim como mercados e indústrias.

Um ponto incontestável é sobre a necessidade das empresas em desenvolver novas tecnologias capazes de evitar os transtornos ocorridos nesta pandemia com adaptação e venda de produtos, portanto investimentos em serviços e experiências digitais serão fundamentais, exigindo profissionais híbridos, capazes de combinar experiência em negócios e habilidades com tecnologia.

Saiba mais COMO RESISTIR À PRESSÃO FINANCEIRA?

Caso você sinta não se encaixar nessas categorias aproveite esse momento para desenvolver habilidades em UX design, ciência de dados, desenvolvimento de software, marketing digital, entre outros. 

Por último, com a falta de comunicação presencial com outras pessoas ao longo do dia, é necessário e benéfico mostrar-se mais disponível.

Tente marcar conversas com colegas da sua área de trabalho, procure trocar ideias sobre o mercado e quem sabe reuniões para construir projetos em conjunto para adicionar ao portfólio, exercitando tópicos aqui citados.

Procure não se esconder, pois é uma situação nova a todos nós e se você puder contribuir com uma solução mais do que destacar problemas definitivamente irá se destacar.

Lembre-se também de que cada um tem um tempo de aprendizagem e não compare o seu desenvolvimento com os demais, afinal cada um tem suas atribuições, problemas familiares e objetivos.

Salve esse texto para consultar depois!

Ficou com dúvida ? Será um prazer te responder nos comentários.

Deixe uma resposta