R & P Finanças Pessoais

Resumo do livro: O Milionário Mora Ao Lado: Aprenda os passos que criaram vários milionários

Após uma vasta pesquisa para identificar quais ações ou características formam um milionário e descobriram que ao contrário do que a maioria de nós pensa não basta possuir uma alta renda pois a riqueza é um somatório entre estilo de vida, planejamento,disciplina e perseverança. Aqui traremos um resumo das dicas presentes nesse livro para auxiliar nessa jornada.  

1- Viver abaixo de suas possibilidades 

Muitas pessoas milionárias, ao contrário do que a maioria pensa, vivem na mesma casa a mais de 20 anos, utilizando seu tempo e energia para gerar mais renda e lucro ao invés de gastá-lo em luxos ou artigos não essenciais no momento.

2 – Investimentos 

Gastam boa parte de seu tempo, maior do que seus amigos nao milionarios, planejando e investindo, pois consideram a liberdade e segurança financeira mais importantes que exibir um alto status social. Seus investimentos giram em torno de 20% da receita realizadas por ano e a maioria toma suas próprias decisões quanto a eles, investindo a longo prazo onde mais de 90% os mantém por no minimo 1 ano. A maioria se intitula trabalhadores autônomos sendo ⅔ seus próprios chefes e 73% consideram-se empresários. 

3 – Fundo de emergência 

Possuem um fundo de emergência, composto de renda passiva onde é possível manter seu estilo de vida por 10 anos ou mais sem gerar renda adicional. 

Leia também:

Resumo do Livro O Segredo você atrai o que pensa

Resumo do Livro O Homem mais rico da Babilônia com ensinamentos financeiros

Casais inteligentes enriquecem juntos: ideias para fortalecer as finanças conjuntas

 4 – Educação financeira 

Sao educados financeiramente porém apenas ⅕ dos milionários é educado academicamente 

5 – Orçamento 

Produzem um orçamento detalhado incluindo itens básicos como quanto gastam com comida, casa e planejamento financeiro futuro pois assim construíram seu caminho para tornarem milionários e mantém seu status social dessa forma. Ao comprar album bem como umcarro utilizam dinheiro, ou seja, não fazem empréstimos. 

6 – Jogue na defensiva 

Já pontuamos aqui que pessoas ricas vivem abaixo de suas possibilidades. Para viver na defensiva, ao obter o capital necessário, compre ou alugue uma casa em local modesto e não de classe alta. Gaste o mínimo possível em bens que irão se depreciar ou perder valor ao longo do tempo. A maioria dos milionários, após aprenderem a viver dessa forma e construírem uma defensiva eficiente se programam para atuar simultaneamente em uma boa ofensiva, defendendo tão bem quando atacam para assim aumentar duas chances de manter bons rendimentos.

7 – O verdadeiro valor do consumo 

Está relacionado ao custo de oportunidade uma vez que consumir exige capital para compra aquilo que se deseja. Por exemplo, você tem interesse em comprar um novo celular mesmo que o atual esteja funcionando plenamente e não necessite de troca. Ao gastar esse dinheiro você perde a oportunidade de investi-lo e multiplicá-lo, ou seja, descobre que o valor do consumo vai além daquele impresso no produto adquirido. 

8 – Custo de oportunidade por tempo 

Para ser capaz se obter bens de luxo voce nao necessita apenas de dinheiro, precisará também de tempo. Ninguém compraria uma Ferrari sem antes estudar o mercado e esse tempo poderia ser investido em aumentar seus recursos financeiros, melhorar seus negócios ou para estabelecer um planejamento financeiro adequado para sua família. Tempo e energia são recursos finitos mesmo para quem tem alta renda. Os não ricos gastam em média 60h a 80h no trabalho tentando enriquecer e muitos passam as horas restantes gastando. Isso resulta na destruição de todo seu trabalho e empenho durante a semana para constituir seu futuro. 

9 – Evite presentes em dinheiro 

Ao pensar em educação financeira você não pode limitá-la a si mesmo pois tão importante quanto adquirir conhecimento é repassá-lo a sua família para que possam trabalhar juntos no sonho de enriquecer. Presentes em dinheiro são um desserviço uma vez que podem gerar adultos que ficam sentados esperando o dinheiro aparecer, sendo assim muito menos produtivos do que seus colegas. Eles ensinam crianças a viver acima de suas possibilidades, chegando a fase adulta com dificuldade de distinguir entre a própria carteira e a de seus pais. 

10 – Identificando que está no caminho certo 

Algo importante é identificar seu patrimônio líquido, algo que pode ser feito através da seguinte conta: idade x renda anual antes de impostos / dividida por 10 = patrimônio líquido. Exclua qualquer riqueza herdada na receita anual depois dos impostos e patrimônio líquido. Para estar acima da média e sef acumulador de riqueza é necessário reunir uma fortuna de o dobro da quantidade do resultado da fórmula no seu caso específico. Existe um grupo de pessoas acima desse nível, chamado “acumulador super prodigioso de riqueza” e para fazer parte dele você precisa ter uma riqueza 10 vezes maior do que o resultado da fórmula citada.

O livro reúne de forma mais detalhadas esses passos citados aqui mas através deste resumo você consegue compreendê-los e introduzir pelo menos parte deles em seu dia a dia para que, a longo prazo, um dia possa dizer que faz parte desse seleto grupo de milionários. A ideia é simples e você pode resumi-la em três conceitos: acumular riqueza não depende de sorte mas sim de planejamento e persistência, jogue na defensiva para acumular dinheiro e avalie seu progresso através da fórmula para descobrir seu patrimônio líquido.

Gostou do nosso texto de hoje?

Curta, comente e compartilhe!

Conheça nossos cursos

Deixe uma resposta