Portabilidade Financeira, O que é? Como utilizar? Quando pedir?

Hoje, vamos conversar sobre portabilidade e os tipos de portabilidade financeira que é oferecida pelos Bancos, como fazer, qual o custo da transação, o que deve ser observado.

O que é?

“Portabilidade de crédito é a possibilidade de o cliente solicitar transferência de operações de crédito (empréstimos e financiamentos) e de arrendamento mercantil de uma instituição financeira para outra, mediante liquidação antecipada da operação na instituição original pela nova instituição financeira. As condições da nova operação devem ser negociadas entre o próprio cliente e a instituição que concederá o novo crédito.” Conforme o Banco Central do Brasil.

Como funciona?

Você tem uma dívida com a instituição A, e deseja quitá-la, então você pesquisa entre instituições financeira B, C e D, e descobre que a instituição C tem as melhores condições de pagamento para você, então solicita perante a instituição um financiamento para quitar sua dívida com a instituição A, por meio da portabilidade solicitada pelo cliente. Os recursos serão direcionados diretamente a instituição A, considerando o número do contrato, e demais dados conforme solicitados pela instituição financeira C. Não é necessária a emissão de boleto para quitação da dívida. A transação de quitação será realizada por meio de TED (Transação Eletrônica Disponível) e os custos da transação não deverão ser repassados para o cliente.

O que pode gerar impedimento para realizar a portabilidade?

 Para fins de portabilidade, o prazo e o valor da nova operação contratada por pessoas físicas, não pode ser superior valor do saldo devedor e o prazo que faltava para a quitação da dívida inicial.

Nossos produtos

A Instituição financeira pode se negar a efetuar a portabilidade financeira?

A Instituição financeira C pode se negar a fazer a portabilidade, mas a Instituição Financeira A, não pode se negar, visto que a necessidade principal do cliente quando opta pela portabilidade é economizar e evitar os juros gerados durante suas dívidas.

Quais as portabilidades que eu posso fazer?

Portabilidade de crédito, portabilidade de previdência, portabilidade de cadastro, e portabilidade da conta-salário.

Outras publicações

dolar não é investimento

Dolar não é investimento

Em tempos de crise torna-se comum o desejo das pessoas por investimentos em moedas estrangeiras, principalmente o dólar por sua relevância em comparação a nossa moeda e a poder do…
Qual tema você tem curiosidade?Vote aqui para nos ajudar a escrever mais textos para você!

Deixe seu comentário, sua participação é essencial para que possamos escrever conteúdo de acordo com sua necessidade.

Obrigada por ter lido nosso post até o fim

Por Rosielle Pegado

Visite:

Biblioteca
Cursos
Planilhas, Ebooks e cursos
Serviços
Contato

Deixe uma resposta