CORONAVÍRUS: VOCÊ TEM UM PLANO B?

O que aconteceria se seu salário atrasasse? O que aconteceria se você perdesse o emprego ?

Sabemos que esse assunto é pouco discutido, pois geralmente os assuntos ruins ou graves são aqueles que mais impactam uma família, por isso evitamos debater. Porém, existem assuntos que afetam significamente o orçamento de um família, desta forma em algum momento deve ser tratado entre um casal ou entre os membros de uma família.

Se você está com medo das incertezas pelo atual cenário que estamos passando, entenda que o primeiro passo para enfrentar tempos difíceis é transformar seus hábitos, começar a organizar suas finanças e usar a sua criatividade para os próximos meses. Afinal, “crises trazem perdas e sofrimento, mas também trazem lições importantes.”⠀

Leia também Disciplina Financeira

Sendo assim um plano B é fundamental. E para construir um plano B, avalie cada item do seu orçamento, tanto receitas quanto despesas e se pergunte: o que aconteceria se eu perdesse o emprego, qual seria a solução? O que aconteceria se eu não conseguir pagar o financiamento do carro ?

Você vai perceber que existem respostas e alternativas para cada item do seu orçamento, caso você não possa ou não queira manter esse gasto. Ao se planejar e pensar em um plano B, para todas as situações inesperadas que acontecem ao longo da nossa vida, você vai perceber que uma pequena e singela mudança é capaz de mudar tudo.

De fato, o planejamento tem a função de fazer você enxergar o seu futuro de uma maneira mais tranquila. Ao realizar um planejamento, mesmo que simplificado, as chances de alcançar o objetivo é muito mais efetiva. Assim você obtém mais clareza e visão para a tomada de decisão. ⠀

Leia também O que você quer mudar em 2020?

Dica: Tenha sempre um plano B, para cada plano A que você tem !!!! Mas lembre-se planejamento sem ação não tem nenhum valor!

Pratique seus conhecimentos

Ter sucesso financeiro é como tirar a carteira de motorista. Você precisa colocar em prática seus conhecimentos adquiridos. Caso contrário, você não sairá do lugar.

Se você já descobriu que está no vermelho, faça alguma coisa para sair dessa situação, crie uma renda extra, peça ajuda para um amigo ou familiar, renegocie a dívida, entre em ação.

E se você está com folga financeira, não espere o melhor momento para investir, aplique seu dinheiro de forma consciente e tenha disciplina.

Ter uma habilitação representa autonomia, comodidade, maturidade, assim como, ter liberdade financeira. Porém, o progresso só vem com a prática.

Você está dirigindo bem a sua vida financeira ?

Se quiser aprender como manter as finanças organizadas clique aqui.

Ficou com dúvida ? Será um prazer te responder nos comentários.

Deixe uma resposta