Como fazer um orçamento SIMPLES e prático para SOBRAR dinheiro?

Você saber quanto destinar para cada gasto seu? com esse texto vou mostra como é fácil e simples, Para você Monta o ORÇAMENTO PERFEITO! Muitas pessoas sonham com uma vida mais próspera, mas encontram dificuldades diante do baixo salário, que não permite um esforço para poupar, mas essa realidade não impede o enriquecimento.

    Bom se você trabalha com carteira assinada, mesmo com a previdência social defasada você já tem uma boa porcentagem garantindo para sua Aposentadoria, o problema que essa renda não garante seu futuro com qualidade. Mas o que você não pode é fica administrando pobreza, seria melhor que você poupasse para fazer um curso; porém sei que não sobrar nada de seu salário já que tem tantos gasto, não tem problema já que existe vários cursos gratuitos e oferecido por exemplo por sistema AS, entidade de filantropia (3° setor) e alguns órgãos do governo o que não pode é usar de desculpa para melhora sua vida financeira.

Na pratica quando você decide investir seu tempo em conhecimento abrir novas frentes o chamado network ou relacionamento, na pratica quem buscar conhecimento está buscando a oportunidade na frente de muitos que só trabalhar.

Então vamos lá Gastos essenciais – 50% do Gastos essenciais é sempre o primeiro ponto que precisamos lidar no orçamento, afinal, é o tipo de gasto que não conseguimos nos livrar. Aqui, o gasto essencial acaba variando bastante de pessoa a para a pessoa, mas, para eles, você deve destinar, no máximo, 50% da sua renda mensal.

 Partimos para a separação dos gasto essencial:

Condomínio – 10%

Água/Luz/Gás – 5%

 Vestuário – 5%

 Plano de Saúde/Convênio – 40%

Cuidados pessoais – 5%

Cartão de crédito – 20%

 Alimentação – 10%

 

 Lembrando do Fundo de emergência – de 40 a 50% Sim, a maior parte do restante do seu orçamento deve ser destinado a construção do seu fundo de emergência. A realidade é que, para que você comece a pensar em aposentadoria, viagens, lazer, etc., você precisa de SEGURANÇA. E segurança financeira é você ter um dinheiro guardado do qual você pode contar caso aconteça algum imprevisto ou problema na sua vida.

 

Aposentadoria – 30% Nos gastos para a aposentadoria, uma vez que concluímos o fundo de emergência, temos que nos atentar a duas coisas:

 

  1. É um tipo de “gasto” que você deve considerar como essencial. O motivo para não estar nos gastos essenciais é porque, se você colocasse ali, ficaria limitado a ser uma fração dos 50% da sua renda mensal, o que não é o ideal.
  1. Esse valor você deve adequar ao seu planejamento previdenciário. Por exemplo, você deve antes definir o quanto você precisa investir por mês para chegar no valor necessário para você começar a ter a renda mensal que você almeja na aposentadoria.

Então, a aposentadoria é um outro tipo de “gasto” no orçamento que é flexível, já que ao mesmo tempo que eu posso querer uma renda mensal de R$15 mil reais, você pode querer o dinheiro para fazer uma viagem para EUROPA. Isso vai se adaptando a necessidade de cada um.

 

Nosssos produtos

Para outros objetivos – 10% Aqui, você tem um pouco mais liberdade de ir investindo para o que você quer. Você pode investir para uma carro dos sonhos, ou para fazer um curso que a tempos vem querendo fazer… Enfim, vai muito de acordo com você. Você pode experimentar aqui fazer algumas metas adicionais. Do tipo investir para conseguir pagar uma faculdade nova em 2 anos, ou algo parecido. Metas sempre ajudam nesse controle de objetivos, já que você consegue ir mudando e traçando novos planos com o tempo. É claro, isso vale tanto para o fundo de emergência quanto para a aposentadoria também!

 

Num geral, é legal pensar num valor de 10% para você gastar da forma como quiser. Você pode pensar em destinar pros seus objetivos/investimentos, caso você esteja realmente decidido a conseguir tudo da forma mais rápida possível, assim como você pode também relaxar e procurar algo mais puxado para o seu lazer, e que você não quer incluir como um gasto essencial, porque ele não é. Aqui é muito ao seu gosto. Mas a ideia, claro, é limitar isso a 10%, até que você já tenha incorporado todo o seu orçamento.

 

Num geral, mesmo que você tenha que adaptar algumas porcentagens pra sua realidade, se você seguir mais ou menos esse padrão que eu te passei, você terá um orçamento que caberá muito bem com um orçamento eficiente e eficaz e bem estruturado. Educação financeira e econômica ajuda muito quando precisamos que sobre dinheiro.

 

Outra forma de você fazer um orçamento simples e prático é com o 50/30/20 esse método se encaixa muito bem para aquelas pessoas que não tem paciência de fazer planilha, ele facilita muito para organizar suas despesas e guardar dinheiro. Com ele você pode organizar seu orçamento e seu salário sem complicações todos os meses.  Por isso, vou mostra como funciona o método 50/30/20 para planejamento financeiro pessoal, que é apenas o primeiro passo para a sua independência financeira!

 

Sabe aquela história de dividir seu orçamento em zilhões de categorias, tipo alimentação, transporte, compras, cafezinho e tantas outras? É uma prática que não funciona para todo mundo. Educação financeira pode ser MUITO mais simples que se imagina. Com o 50/30/20, você só vai dividir seu orçamento em três categorias: essenciais, supérfluos e investimentos. Simples, né? Olha só como é fácil seguir o método. Você dividirá sua renda líquida em três partes. – 50% fica para os gastos considerados essenciais, como alimentação, moradia, transporte, telefone, saúde, internet e outros itens considerados fundamentais; – 30% para os gastos supérfluos, que são aqueles que deixam a vida mais gostosa, como lazer, compras, jantares em restaurantes, saídas, hobbies, aquele cafezinho, manicure… – 20% para o futuro, ou seja, investimentos, aposentadoria e o dinheiro necessário para realizar um sonho, como comprar um carro ou a casa própria.

 Pode ser que o que é essencial para você seja supérfluo pra outra pessoa. Por exemplo, eu não abro mão de dar uma voltinha ao cinema, pra mim, isso é essencial. Então, é importante você organizar o orçamento de acordo com a sua percepção. E se você não conseguir encaixar seus gastos no 50/30/20? Vá cortando gasto aos poucos! Se você estiver endividada, deve seguir outro método, o 50/20/30, no qual 50% continua com os essenciais, 20% fica para os supérfluos e 30% para quitação de dívidas.

 Bom seja o método que você acha melhor para sua necessidade garanto que vai fazer você realizar suas metas e objetivos! Nunca se esquecer de procura um especialista nesse caso um planejador de finança ou coach de financias será o ideal para lhe ajuda nisso!

 

 Espero que tenha ajudado, deixo um grande abraço! Boa sorte em sua jornada empreendedora! até aproxima com muito mais informações para você!!!Sou Lucielle Pegado, Contadora formada pela Faculdade Mauricio de Nassau; pós graduada em MBA de Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Instituição Grupo Estratego Ltda./ INEX Instituto Nacional de Educação e Extensão. Sou mãe de um adolescente e adoro passar meu tempo com ele. Minha vocação é ensinar ao empreendo a como gerir melhor seus negócios. 

Contatos:

DIGCONTCONSULTORIA & GESTÃO

Lucielle Pegado

Contadora

E-mail: digcontsg@gmail.com

(91) 98281-0883, (91) 98200-3681 whatsApp.                                                                                          

 

Outras publicações

contas-pagas

O que é score? Como aumentar o seu?

Você já precisou solicitar um cartão de crédito, empréstimo em banco ou financiadora mas acabou sendo rejeitado aparentemente sem motivo? Muitas pessoas não fazem ideia do que significa a palavra…
ativos e passivos financeiros

Pai Rico, Pai pobre

Neste livro os autores apresentam duas visões distintas de mundo, representadas por seus pais pois como o título sugere um deles é rico, e o outro, pobre.
Qual tema você tem curiosidade?Vote aqui para nos ajudar a escrever mais textos para você!

Deixe seu comentário, sua participação é essencial para que possamos escrever conteúdo de acordo com sua necessidade.

Obrigada por ter lido nosso post até o fim

Visite:

Biblioteca
Cursos
Planilhas, Ebooks e cursos
Serviços
Contato

Deixe uma resposta