Muitas pessoas estão com dúvidas para receber o auxílio emergencial, pois ao fazerem o cadastro receberam APENAS uma mensagem escrita “em análise” e até agora não receberam mais nenhuma informação.
Esse texto tem o objetivo de orientar sobre o auxílio emergencial em análise, após o seu cadastro no site ou pelo aplicativo.

Mais de 35 milhões de brasileiros já solicitaram a adesão ao auxílio emergencial, segundo a Caixa Econômica Federal. Porém, mesmo com esse grande número de solicitações, diversas pessoas ainda não conseguiram fazer o cadastro, por vários motivos, vou listar dois aqui:
- Algumas pessoas não recebeream o código pelo celular ou e-mail, nesse caso você deve ligar no número 111 para resolver essa dificuldade.
- O segundo ponto, e que várias pessoas estão com o CPF não regularizado, se esse for o seu caso: você deve acessar o site da Receita Federal para regularizar, nesse link aqui .Se não for possível resolver pelo site, você deve enviar um e-mail para a Receita Federal da sua região. Saiba mais aqui
De acordo com o site da Receita:
PRINCIPAIS MOTIVOS – PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) a que estava obrigado em pelo menos um dos últimos cinco anos; SUSPENSA: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto; CANCELADA: o CPF foi cancelado em virtude de multiplicidade de inscrições ou por decisão administrativa ou judicial; Entre outras, resolva pela Guia.
Leia também O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL
Mas afinal, quando será que você vai receber seu dinheiro ? Por que seu auxílio emergencial continua em análise ?
Bom, depois dessa fase de ajuste de dados, se você fez o seu processo até o final, e enviou o seu cadastro , vai aparecer a resposta em análise.
O processamento da análise de seu cadastro é feito pela Dataprev. Após você fazer esse cadastro no sistema ou no aplicativo, o governo tem um prazo de 5 dias úteis, ou seja, não conta final de semana e nem feriado. E também não conta o dia que você fez o cadastro, só começa a contar a partir do outro dia.
Esse prazo se faz necessário para o governo verificar os seus dados, e assim cruzar e avaliar as informações.
Resumindo: seus dados são enviados do sistema da Caixa para a Dataprev, para ser analisado. A Dataprev avalia seus dados com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).
Se você atender todos os critérios estabelecidos pelo benefíco, seu cadastro será aceito. Seus dados são enviados para o Ministério da Cidadania, que valida as indicações. Após a validação o Ministério da Cidadania envia os dados de volta a Dataprev.
A Caixa Econômica Federal, é que abre as contas digitais e paga o benefício e além de confirmar se você vai receber ou não o auxílio. Sendo assim, após fazer o seu cadastro, você precisa aguardar a resposta da caixa de confirmação de pagamento.
Agora a informação que você tanto esperava, se seu cadastro for aprovado, você receberá o dinheiro no mesmo dia, ou após alguns dias.
Saiba mais COMO SE CADASTRAR PARA RECEBER O AUXÍLIO EMERGENCIAL – APLICATIVO CAIXA (Passa a Passo)
Infelizmente, muitas pessoas não irão receber o auxílio, pois elas não possuem todos os critérios estabalecido pelo governo. Saiba mais aqui.
Preste bem atenção ao preencher suas informações, pois se você enviar seu cadastro com algum erro e só perceber depois do envio, não será possível alterar as informações.
Espero que com esse conteúdo tenha tirado sua dúvida.
Compartilhe esse texto com o máximo de pessoas que puder, vamos ajudar quem precisa saber mais informações sobre o auxílio emergencial.
Durante toda a semana, eu vou postar mais sobre esse assunto, e também sobre organização financeira, planejamento e investimento. Continue acompanhando !
Salve esse texto para consultar depois!
Ficou com dúvida ? Será um prazer te responder nos comentários.