COMO ECONOMIZAR DINHEIRO MESMO GANHANDO POUCO

Muitas pessoas costumam procurar desculpas que justifiquem o fato de ganharem pouco dinheiro, o que gera reclamações sobre seu dinheiro permitir apenas o pagamento de dívidas ou despesas mensais, ou seja, não conseguem economizar.

Eu sei bem que nem sempre é fácil, afinal, estamos falando sobre abrir mão de uma série de prazeres momentâneos, visando ganhos futuros;

E infelizmente a maioria das pessoas não receberam educação financeira durante a infância, sendo assim é muito comum escutar histórias de pessoas endividadas e que não conseguem guardar dinheiro.

Leitura recomendada GUIA PARA ALCANÇAR A TRANQUILIDADE FINANCEIRA

Porém, precisamos entender e dominar nossas finanças, para assim manter o controle de nossa vida. É preciso investir mais tempo refazendo contas para se ajustar à nova realidade, aprender a controlar a ansiedade e não comprar por impulso.

COMO ECONOMIZAR DINHEIRO MESMO GANHANDO POUCO

Sem isso, embora grande parte das pessoas possa até tentar guardar algum dinheiro, a verdade é que elas não sabem realmente como economizar.

De fato, economizar não é uma tarefa simples, mas com um pouco de esforço, disciplina e análise dos seus gastos é possível atingir esse objetivo mesmo ganhando pouco dinheiro.

Saiba mais POR QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE ECONOMIZAR DINHEIRO ?

Ou seja, é necessário mudar atitudes no dia a dia que muitas vezes não prestamos atenção. Então, vamos aos passos para economizar dinheiro:

Passo 1

O primeiro passo é entender a importância de ter uma reserva financeira para os imprevistos e criar uma folga no orçamento, o que trará um pouco de comodidade, também é preciso aprender a cortar os gastos supérfluos.

Passo 2

O segundo passo é não gastar nenhuma parte do dinheiro antes de recebê-lo. Um dos erros mais graves em finanças pessoais é justamente gastar aquilo que não tem ou comprometer um valor que acredita que irá receber, mas ainda não recebeu.

Você já fez alguma compra contando com um dinheiro que acabou não recebendo?

Lembre-se, a promessa de aumento ou bonificação que você está esperando, ainda não está garantido, até que o dinheiro apareça em sua conta, portanto espere!

Por esse motivo, são muitas as vantagens em controlar os gastos até ter o dinheiro em mão. Isso evita que você se endivide.

Para manter a vida financeira em ordem é fundamental que você trabalhe apenas com os valores que possui no momento, e uma das ferramentas mais poderosas para uma boa gestão financeira é o consumo consciente.

Passo 3

O terceiro passo é criar o hábito de anotar seus pequenos gastos. Sabe aquela água que você comprou em um dia de calor no caminho de volta para casa? O café da tarde? Ou aquele cinema com os amigos?

Por menor que seja o valor, você deve colocar essas informações no orçamento. Um dos grandes problemas financeiros é a falta de controle de gastos, principalmente os pequenos, do dia a dia, o que resulta em desequilíbrio financeiro.

Uma boa forma de resolver este problema é anotar em um papel ou utilizar algum aplicativo de anotações para todos os gastos, independentemente do valor e também para quem o dinheiro é destinado.

Ao começar as anotações geralmente a maioria das pessoas se surpreende com a quantidade de dinheiro gasto. E isso te ajudará a entender onde pode economizar para sobrar dinheiro no final do mês.

COMECE COM O QUE VOCÊ TEM

Passo 4

O quarto passo você deve visualizar como estão os seus ganhos, não existe uma regra, porém o recomendado é que você economize no mínimo de 10% dos seus ganhos.

Caso não consiga chegar nessa quantia nesse momento, reforce os passos anteriores, corte os gastos desnecessários para ir se aproximando desse montante.

Passo 5

Crie metas de curto prazo, que variam entre 6 meses a 2 anos, metas de médio de prazo normalmente variam entre 2 a 5 anos, já as metas de longo prazo são aquelas para mais de 10 anos.

Após definir suas metas, planeje quanto pode economizar mensalmente para poder atingi-las.

Com pequenas mudanças no seu dia a dia, você conseguirá fazer sobrar dinheiro no final do mês. E depois, é hora de aprender a investir esse dinheiro.

Leia também COMO PERDER O MEDO DE INVESTIR?

Lembre-se que para começar a economizar e investir é necessário força de vontade e a criação do hábito, então adotar medidas para descobrir o quanto gasta e como economizar este dinheiro será fundamental para um dia tornar-se investidor e assim ter a tão sonhada reserva, que deixará sua vida um pouco menos complicada, assim como trará a possibilidade de novos objetivos financeiros.

Desejo que com essas dicas você aprenda como guardar dinheiro mesmo ganhando pouco.

Ficou com dúvida ? Será um prazer te responder nos comentários.

Deixe uma resposta