Resumo do livro Quem pensa enriquece – Os passos que pessoas bem-sucedidas praticam

Após mais de 20 anos de pesquisa através de artigos acadêmicos, entrevistas com pessoas financeiramente bem-sucedidas, cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em diversas empresas o repórter investigativo do jornal New York Times Charles Duhigg reuniu as características e comportamento responsáveis pelo sucesso extraordinário dessas pessoas no livro o poder do hábito. Nesse texto iremos resumir os passos para que você possa conhecê-los e caso deseje, introduzi-los em seu cotidiano.

Passo 1 – Desejo

O desejo bem definido e profundo é o que move uma ideia, proporcionando força ao propósito e tornando-se o combustível do sucesso. Tente determinar exatamente quanto dinheiro deseja ou qualquer outro objetivo que pretenda alcançar sendo o mais específico possível. A partir disso crie um plano definido e coloque-o em prática o quanto antes pois é a ação que gera a excelência e não o contrário. Escreva uma declaração clara, concisa e poderosa sobre seu desejo e planos para ler em voz alta duas vezes por dia todos os dias, antes de dormir e ao acordar, imaginando e sentindo como se já possuísse aquilo que tanto almeja.

Passo 2 – Fé e confiança

O poder da fé é tão grande que ela pode simplesmente materializar seus pensamentos através de grandes maravilhas ou terríveis desastres. Por isso repita para si mesmo seus objetivos e acredite no poder de seus pensamentos já que eles são os responsáveis pela concepção e materialização de suas conquistas. É essencial dar antes de receber, os negócios mais lucrativos são aqueles que mais entregam valor as pessoas.

Leia também PERSIGA SEUS SONHOS

Passo 3 – Autossugestão

Aprenda a controlar, treinar e utilizar o poder de seu subconsciente, visualize os resultados, sinta o momento da sua vitória todos os dias e lembre-se do poder do pensamento positivo. Faça uso de suas emoções, sinta a felicidade e sucesso desde a concepção de sua ideia utilizando a energia inspiração assim que seu cérebro a colocar à disposição. Com isso você não será mais um escravo do “momento certo” agindo antes que seja tarde.

Passo 4 – Conhecimento especializado

O conhecimento geral, ou seja, aquele que conquistamos em estabelecimentos de ensino ou no dia a dia não gera riqueza, mas o conhecimento especializado gera fortunas. Quanto maior for o foco em seu objetivo e mais direcionado for seu conhecimento especializado, correspondente a sua jornada e atividades, maiores são as chances de obter sucesso. Busque as mais variadas fontes de conhecimento, seja um apaixonado pelo aprendizado. A aplicação intensiva desse passo é capaz de acelerar drasticamente sua transformação e sucesso.

Passo 5 – Imaginação

É o local em que são moldados os planos e ideias criados pelos seres humanos, onde impulsos e desejos tomam forma para posteriormente se transformarem em ações. Use a vontade proveniente da imaginação como combustível criativo, sendo esse poder de criação passível de desenvolvimento, utilize sua experiência e conhecimento para criar ideias e planos. Não se prenda ao pensamento de ter que surgir com algo totalmente novo, você pode simplesmente pensar em algo de sucesso que já exista e melhorá-lo.

Passo 6 – Planejamento organizado

Ninguém é capaz de atrair grandes fortunas sem a cooperação de outras pessoas então crie uma aliança com quantas forem necessárias e decida quais benefícios e vantagens você pode oferecer aos membros em troca de sua colaboração. Deve haver harmonia entre todos do grupo, caso contrário, estará fadado ao fracasso. A existência de uma liderança é essencial para o sucesso dessa aliança.

Passo 7 – Decisão

Ter o poder de tomar uma decisão rapidamente e sustentá-lo com firmeza é fundamental para o sucesso. Pessoas que tomam decisões de forma devagar e indecisa, com tendências a mudá-las com rapidez e frequência, não conseguem alcançar o sucesso e acumular riquezas, elas perdem oportunidades e não seguem seus planos. Os maiores vilões na concretização do seu desejo são a procrastinação e tendência de se deixar levar pela opinião de outros grupos, portanto mantenha seus pensamentos e ideias consigo e com seu grupo de influência e seja fiel a si mesmo. Lembre-se, modéstia e silêncio são virtudes de pessoas sábias.

Assista a esse vídeo:

Passo 8 – Persistência

A força de vontade e ambição, quando combinados corretamente, formam um par perfeito. A falta de persistência é um dos principais motivos de fracasso. A intensidade de seu desejo determina a sua capacidade de persistir, sendo as quatro chaves da persistência:

Ter um propósito definido que esteja apoiado em um desejo profundo de realização

Ter um plano definido de ação contínua

Possuir uma mente blindada contra quaisquer influências negativas

Fazer alianças amistosas com pessoas que lhe encoraja a seguir avançando em seu plano e propósito

Passo 9 – O poder da mente mestra

Os planos se tornam inúteis se não houver poder para transformá-los em ações. O conceito de poder pode ser definido como conhecimento organizado e inteligente direcionado que possibilita a transformação do desejo em sucesso e riqueza.

Passo 10 – O subconsciente

É constituído de maneira semelhante a uma rede de arquivos, fonte da maioria inteligência. Não se pode controlá-lo inteiramente, mas é possível utilizar parte de seu enorme poder, para isso você deve, voluntariamente, inserir seu plano ou ideia no subconsciente para que se concretize. Segundo Hill devemos preencher nossos cérebros com desejo, fé, amor, entusiasmo, romance e esperança. Ele pode se alimentar de pensamentos positivos, então desenvolva o hábito de cultivá-lo.

Passo 11 – O sexto sentido

A inteligência infinita irá se comunicar por meio do sexto sentido, ele é a fonte da imaginação criadora. Esses lampejos criativos são o que chamamos de pressentimentos ou intuições, onde por meio do sexto sentido você será avisado sobre perigos iminentes a tempo de evitá-los, além de, com sua ajuda, saber identificar e aproveitar as oportunidades que surgirão em seu caminho. Os indivíduos de grande sucesso possuem a sensibilidade necessária para compreender o sexto sentido. Para que ele funcione corretamente você deve eliminar o medo de seus fundamentos.

Ao descobrir esses passos, que fazem parte da vida de pessoas com grande sucesso pessoal e financeiro, você foi capaz de aprender como o medo pode impedi-lo de agir com inteligência emocional e descobrir formas para ampliar suas chances de alcançar seus objetivos.

E aí, gostou do resumo do livro Quem Pensa Enriquece?

Se você deseja comprar o livro, compre aqui agora.

E para baixar de graça o meu e-book digital, Você conhece os 5 sabotadores que te impedem de ter sucesso na sua vida financeira, clique aqui agora.

Deixe uma resposta