R & P Finanças Pessoais

Resumo do livro: O homem mais rico da Babilônia – parábolas com ensinamentos financeiros

Nesta obra, através de parábolas, você será capaz de receber ensinamentos básicos porém muito importantes para conseguir prosperar financeiramente. Iremos acompanhar inicialmente dois homens que decidem acumular riqueza e vão atrás do homem mais rico da babilônia, se chocando ao reconhecê-lo pois era um amigo de infância, da mesma classe social. Através de sua história você adquirirá dicas importantes para conquistar seus objetivos financeiros, assim como ele que com um conselho de seu mentor e praticando erros e acertos alcançou esse patamar. 

1 – O segredo 

A história inicia-se com a busca pelo segredo que possibilita o sucesso financeiro sendo este: “Achei o caminho para a riqueza quando decidi que conservaria comigo uma parte de tudo que ganhasse”

2 – Aprendizado

Um dos personagens durante seu período de observação concluiu que para conseguir o que desejava necessitaria de duas coisas, sendo elas tempo e estudo. Ele divide o aprendizado em dois tipos o primeiro contemplando aquilo que aprendemos e sabemos na teoria e o segundo baseado em conhecimento pratic, por fim decidindo que irá se dedicar a aprender como alguém fica rico e seguir a fórmula com esforço ao descobri-la. 

3 – Aprenda com quem já alcançou 

Na história assim como o amigo de infância é procurado para ensinar os caminhos que levam a riqueza esse procurou aconselhar-se com alguém que havia conquistado riqueza. Através disso você terá menores chances de ser enganado ou receber conselhos inúteis além de poder aconselhar-se com segurança uma vez que terá o exemplo de seu mentor para guiar-se.

4 – salário 

No exemplo do livro para cada 10 moedas que colocar em seu bolso não retire para uso próprio mais que 9. Ele indica que você deve guardar 10% de seu salário e adapte sua realidade ao que ganha, passando a viver como se existisse apenas a renda obtida além dos 10% que serão guardados. 

5- Multiplique seus rendimentos 

Ao separar parte de seu salário, em nosso exemplo os 10%, você deve colocá-lo para trabalhar a seu favor afinal seus ganhos que constituirão sua fortuna. Faça isso com um objetivo em mente e prudência. 

6 – Saiba gerenciar seu dinheiro 

A maioria de nós acredita que ter dinheiro é o mais importante osrs uma boa vida financeira quando na verdade tê

-lo não é uma garantia disso. É muito mais importante saber como consegui-lo e aprender a gerenciá-lo uma vez que poderá multiplicar o que conquistou e assim montar sua estratégia para alcançar seus objetivos financeiros.

Leia também:

7 – Como solucionar a falta de dinheiro 

Em outra parábola, ao ser questionado sobre como guardar parte de seu salário quando mal conseguem pagar as contas, o personagem mostra que todos ali têm rendas diferentes, gastos distintos e famílias de tamanhos diferentes, entretanto todos estavam endividados. Ele mostra que para mudar essa realidade é necessário fazer um orçamento de suas despesas de modo que possam arcar com os pagamentos necessários e satisfazer seus desejos sem depender de mais do que ganham e da reserva de 10% do salário por mês. 

8 – Proteja seu tesouro contra a perda

Arkad, o mentor dos dois amigos na primeira parábola, agora professor, aconselha seus alunos a protegerem seus tesouros contra a perda, investindo onde ele esteja a salvo, possa ser retirado a qualquer momento e sua boa rentabilidade seja clara e garantida. Também fala da importância de procurar conselhos com homens experientes acostumados a lidar com negócios e utilizar sua sabedoria para proteger seus investimentos de riscos desnecessários.

9 – Façam do lar um investimento lucrativo

Ao falar sobre adquirir um imóvel Arkad explica que ao iniciar suas economias para isso as prestações a pagar devem ser menores ou iguais ou menores aos valores pagos mensalmente ao proprietário, entretanto dentro de algum tempo aquele imóvel passará a ser seu e o custo real com o imóvel passa a ser apenas de impostos, liberando parte de seu orçamento para aumento de seus investimentos, visando a diminuição de custos com o aluguel. 

10 – Aumente sua capacidade para ganhar

Aqui são abordados dois pontos importantes sobre a falta de dinheiro, sendo o primeiro a importância do desejo para impulsionar a realização de projetos, deixando claro que seus desejos precisam ser fortes e definidos, pois como no exemplo dado por ele um homem que quer ser rico dificilmente o será mas o homem que deseja conquistar 5 moedas pode tornar seu sonho realidade mais facilmente e com isso, gradativamente almejar por mais moedas até que finalmente consiga se tornar rico.

O segundo ponto trata sobre como aumentar a capacidade de ganhos, tendo como conselho principal o aperfeiçoamento, ilustrado na seguinte fala

Quanto mais conhecimentos adquirimos, mais podemos ganhar. O homem que busca aprender sempre mais sobre sua profissão será ricamente recompensado. Se é artesão, deve informar-se sobre os métodos e ferramentas utilizados por um companheiro de maior perícia no mesmo ramo. Os negócios humanos mudam e aperfeiçoam-se, porque cidadãos entusiasmados estão sempre procurando melhorar a própria habilidade, a fim de servirem com mais eficiência e qualidade aqueles de que dependem. Por isso, sugiro a todos os homens que se ponham na linha de frente do progresso e não fiquem parados, sendo passados para trás”.

Também são listadas algumas atitudes que devem ser praticadas para mudar essa realidade como:

  • Pagar suas dívidas com pontualidade e não adquirir algo que nao terá condições de pagar;
  • Cuide bem de sua família;
  • Faça um testamento;
  • Ajude ao próximo;

Através dos vários ensinamentos demonstrados nas parábolas e resumidos aqui você será capaz de adaptá-los aos tempos atuais e sua realidade para iniciar seu caminho até a riqueza, caso esse seja seu objetivo, lembrando de seus familiares e que às vezes a solução é mais sim0les do que aparenta, como o segredo para a riqueza que Arkad quis por tanto tempo descobrir.

Conheça nossas indicações de Livros e Ebooks no Amazon:

Deixe uma resposta