POR QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE ECONOMIZAR DINHEIRO ?

Se você não consegue poupar uma grana mensalmente e muitas vezes têm dificuldades de pagar todas as contas, provavelmente seu padrão de vida não cabe dentro do seu orçamento. Ou seja, você está vivendo um degrau acima dos seus ganhos.

Você sabe o que é padrão de vida? Padrão de vida:” é como chamamos o conjunto de bens e serviços que influenciam na vida de uma pessoa.”

Assim como existem pessoas com padrão de vida bem simples, existem também pessoas com o padrão de vida bem elevado. E não existe nenhum problema quanto a isto. Porém, quanto mais alto for seu padrão de vida, maior deve ser o seu esforço para custear essas sofisticações, por exemplo: carro importado, celular do ano, moradia num bairro nobre, por fim, “todas as escolhas estão voltadas para um padrão de vida de maior complexidade de manutenção.”

O que você julga necessário para viver bem?

Não consigo economizar! O que pode estar me atrapalhando?

A questão é que o padrão de vida geralmente está ligado a hábitos, costumes e gostos. Por exemplo: manter o seu carro representa mais de 40% do seu orçamento ? Ou o apartamento onde você mora está com o condomínio bem alto ?

Vale a pena trabalhar só para pagar contas? Infelizmente, a qualidade de vida para muitos hoje em dia não é a prioridade. E acabam se aprisionando dentro de um padrão para a sociedade ver. Saiba que é a percepção individual que garante a qualidade de vida

Lembre-se: Os momentos são mais marcantes para a nossa memória afetiva, aquele almoço em família, é mais significativo do que uma peça de roupa de grife.

Chegou a hora de você mudar sua vida!

Em muitos casos cortar os gastos supérfluos não será suficiente, você precisa tomar medidas mais drásticas como vender o carro ou mudar para um apartamento em que o aluguel e o condomínio sejam mais baratos.

Eu entendo que nem sempre é fácil tomar essas decisões, o consumo nos persegue até dentro de casa hoje em dia. Mas com focos e metas é possível! Pois, qualquer pessoa consegue aprender a viver com menos, afinal o Ser humano e adaptável a tudo. Basta ajustarmos nossas expectativas em função da nossa realidade! Aprender a valorizar o que realmente importa! .

Por isso, não viva um PADRÃO DE VIDA que não é o seu! O fato de você diminuir o seu padrão de vida não te torna uma pessoa, pior, ou menos importante, como prega a mídia e a sociedade.

Leia também Investigue antes de investir

Descubra como gastar menos do que você ganha!

Faça uma autorreflexão sincera, veja se vale mesmo a pena viver sem ter uma reserva financeira para o futuro, apenas para parecer alguém que você não é ! Com Educação Financeira, você só terá ganhos em sua vida! E não tenha nenhuma vergonha em diminuir o padrão de vida.

E não confunda qualidade de vida com padrão de vida, e um outro texto eu vou explicar melhor a diferença entre esses termos.

Você já fez o seu controle financeiro para identificar se seu padrão de vida está adequado a sua realidade ? Você reserva parte de seus rendimentos para investir no futuro? Se suas respostas foram não, você precisa desenvolver sua Inteligência financeira, pois planejar é preciso.

Espero que essas lições que eu compartilhei com você nesse artigo possam te ajudar a construir seu planejamento financeiro. 

Ficou com dúvida ? Será um prazer te responder nos comentários.


1 comentário em “POR QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE ECONOMIZAR DINHEIRO ?

Deixe uma resposta