O QUE PODEMOS APRENDER COM A CRISE ?

O ano de 2020 começou parecendo que ia ser o melhor ano de nossas vidas, e de repente, somos surpreendidos com inúmeras mudanças bruscas que afetaram o mundo.

Isolamento, crise de saúde e financeira, desemprego, pessoas cada vez mais estressadas pelo prolongamento da quarentena. Tudo isso faz parte do nosso cenário atual. Buscamos respostas para lidar com todo esse caos, mas infelizmente ainda não temos.

Porém, devemos entender que todo sofrimento traz consigo um aprendizado. E também é aceitável que em alguns casos, o sofrimento pode fazer muitas pessoas se abalarem, mas isso não pode impedir de quem está disposto a aprender e lutar pelos seus objetivos. 

Aprendendo Com as Crises

Por isso, esse é o momento de enxergar possibilidades com essa crise. Mas você deve estar se perguntando: O que eu faço para lidar com esse medo?

Recomendo a leituraMindset: A nova psicologia do sucesso

O principal passo é focar em tudo que consegue controlar, avaliando algumas alternativas que podem ser oportunidades para gerenciar os riscos.

Anote essa lista de atividades e coloque em prática:

1. Analisar o padrão de vida

Essa reflexão faz muito sentido no cenário atual, pois uma coisa é você saber que precisa ter uma reserva de emergência para imprevistos, tanto pessoal, como para seu negócio (capital de giro).

Outra coisa é você está no meio do problema  e ter que pagar os credores e funcionários sem ter o dinheiro. Como você pode perceber a realidade é bem diferente da teoria, você precisa lidar com pressões e tomar decisões assertivas nesse momento. 

E vale lembrar que a pressão financeira por falta de reserva, acaba forçando você tomar algumas decisões fora do seu anseio. Isso mostra o quanto é importante você viver um degrau abaixo dos seus ganhos, pois assim, você consegue criar a reserva de emergência.

Diante disso, com a análise do padrão de vida, você pode identificar o destino do seu dinheiro. E assim, criar estratégias para adaptar seus ganhos a nova realidade.

2. Otimizar a reserva de emergência

Limite seu custo de vida. Não sabemos quanto tempo iremos ficar nessa quarentena, mas se a sua reserva de emergência não for de no mínimo 6 meses, é preciso otimizar o uso desse dinheiro, para que não acabe antes do tempo.

Quando você reduz seu padrão de vida (dica 1), sua reserva ganha uma folga, pois você usará sempre menos.

3. Aproveitar oportunidades

Todas as crises trazem consigo oportunidades. Apesar de todos as notícias negativas que lemos diariamente sobre a Corona vírus, temos que pensar positivo e aproveitar a oportunidade de negociação de uma dívida, a organização do home office, divulgar o nosso trabalho nas redes sociais.

A realidade é que devemos seguir com vida, mesmo no confinamento. Isso irá fazer uma grande diferença no final.

Leia também CORONAVÍRUS: VOCÊ TEM UM PLANO B?

4. Investir em conhecimento

Conhecimento faz você ter escolhas melhores, o que proporciona sair da corrida de ratos. Isto acontece porque o problema não está diretamente relacionado ao dinheiro, mas sim ao comportamento em relação a ele.

Investir em conhecimento é a melhor maneira de conquistar sua liberdade financeira, pois quanto mais você tem conhecimento mais preparado estará para aproveitar as oportunidades.

5. Tirar novos projetos do papel

Temos muitos sonhos, mas às vezes deixamos de realizar por falta de planejamento. Como resolver esse problema?

Sempre culpamos o emprego pelo nosso fracasso para não admitirmos que é falha em nossa administração. Esse é o momento de você tirar aquele projeto que a anos você deixou de lado e aproveitar para colocar em prática, defina algumas metas, estruture e comece a realizar algumas ações em prol dessa realização.

Crie uma rotina. Siga ela à risca. Faça o extraordinário acontecer.

Para lidar com tempos difíceis 

Conclusão:

Veja essa fase complexa da vida como forma de aprendizado, sendo assim, busque tirar lições valiosas desses desafios para lidar no presente.

Como vimos no texto essa crise que enfrentamos é uma excelente oportunidade de aprendizado, principalmente sobre educação financeira e se você passar por essa turbulência sem aprender nada, é porque se fechou para a vida.

Pense nisso, a oportunidade é agora para aprender e se reinventar. Aceite o desafio e siga com o coração mais leve.

Salve esse texto para consultar depois!

Ficou com dúvida ? Será um prazer te responder nos comentários.

Deixe uma resposta