O que é score? Como aumentar o seu?

Você já precisou solicitar um cartão de crédito, empréstimo em banco ou financiadora mas acabou sendo rejeitado aparentemente sem motivo? Muitas pessoas não fazem ideia do que significa a palavra score, como ele funciona, sua influência em nossa vida financeira e o que fazer para conquistar um bom desempenho em sua avaliação. Aqui iremos explicá-lo de forma simples e dar dicas para iniciar ou melhorar seu score.

Este é um meio utilizado para liberação de crédito, seja ele através de cartões de crédito, empréstimos, seguradoras de automóveis, construtoras e imobiliárias, operadoras de internet e telefonia, lojas de departamento e etc. É medido em um esquema de pontos onde sua pontuação vai de 1 a 1000 e quanto mais próximo de 1000  maiores são suas chances de conquistar a aprovação de crédito. Ele mostra quem são os bons e maus pagadores através desses números, retirados de dados disponíveis por meio de seu cpf, avaliando como você lidou com suas compras. Quando você possui dívidas, ou seja, esta com o famoso nome sujo, esses dados constam no spc ou serasa, que repassa para essas empresas quando solicitado.

Existem alguns mitos sobre score como colocar o cpf na nota fiscal aumentar sua pontuação, algo que na verdade depende unicamente de você e sua vida financeira sobre pagamento de dívidas e contas mensais em dia, assim como empréstimos. O serasa assim como nenhuma empresa do tipo é responsável pela aprovação de crédito, a decisão é apenas da empresa que você solicitou.

Existem algumas formas de aumentar seu score como por exemplo, se você ainda não tem um histórico financeiro como conta bancária e contas mensais para pagar o ideal é iniciar sua vida financeira começando essas práticas, Caso possua dívidas é fundamental quitá-las, o famoso “limpe seu nome”. Tente renegociar suas dúvidas com todos os credores pois sem resolver isso você dificilmente terá um bom score. Após quitar suas dívidas você precisa manter o comportamento de “bom pagador” nos próximos meses, isso mostrará as empresas que sua mudança é permanente. Pague suas contas em dia, há a possibilidade de débito automático para facilitar essa prática, basta solicitar a empresa.

Agora que você já conhece o score pode ir até o site do Serasa e com seu Cpf consultá-lo, para saber quais dicas necessita colocar em prática. Não é difícil manter um bom score basta ser organizado financeiramente, evitando comprometer mais de 30% de sua renda com dívidas e evitar empréstimos a não ser que seja extremamente necessário.

Montar uma planilha de gastos constando a data de vencimento das contas do mês também é uma forma eficaz de manter-se como um bom pagador. Utilize seus conhecimentos, faça compras com sabedoria e com certeza você manterá um bom score!

Pare de procrastinar a sua organização financeira

Eu preparei um e-book exclusivo que ensina a organizar as finanças para terminar o mês no azul e ainda começar a investir, mesmo que você odeie matemática. Conheça o e-book Meu Melhor Mês $$$.

Receba nossas atualizações, participe do nosso Canal no Telegram

Entrar aqui

Deixe uma resposta