Educação Financeira começa em casa

Durante todo esse tempo que venho estudando e trabalhando como coach e planeadora financeira, percebi que muitos relatos ocorrem na infância. O que me chamou atenção e de certa forma me impulsionou a estudar comportamento financeiro, psicologia positiva e neurociência.

Nossa vida financeira hoje está diretamente ligada com fatos e comportamentos que observamos e vivemos na infância com os nossos pais ou com pessoais próximas que nos influenciaram. Isso fica bem claro, no livro ‘Pai rico e pai pobre’ – O livro narra o pai biológico, que era pobre, professor de uma universidade e que só tinha dinheiro para pagar as contas. E o outro pai, o rico, que tinha apenas estudos até a 5ª série, empreendia e que ensinara seu filho a lidar com o dinheiro. Eu li o livro já adulta e percebi que não fui ensinada a empreender na vida.

Sou filha de uma funcionária pública, e de um taxista. Minha mãe não administrava muito bem seu salário, parecia que o dinheiro nunca chegava ao final do mês. Já meu pai por ser autônomo, tinha tudo organizado. Dinheiro para manutenção do carro, a aposentadoria, e poupava sempre para trocar de carro. Ele nunca comprou um carro parcelado, e por longos anos, meu pai nunca usou o cartão de crédito. Tudo que comprava era à vista com muita pesquisa de preço. Minha mãe até pesquisava, porém, o impulso falava mais alto e ela não pensava direito.

 

Quando eu estava universidade, meu pai me levou algumas vezes de carro, e íamos conversando, afinal eu administrava o dinheiro que ele poupava, eu ia ao banco depositar e controlava tudo nos mínimos detalhes.

Ligue para o cartão de crédito renegocie a dívida para diminuir a taxa de juros cobrada, assim você possa honrar o compromisso com ele. Para reduzir seu endividamento corte as despejas, renegocie seus débitos e seja criterioso com as compras.

Leia também:

6 Dicas de como usar o cartão de crédito

O importante nessa negociação é você fazer o acordo com parcelas que cabem no seu bolso, e sei que é ruim ficar nessa situação, porém para sair dela é preciso ter um pouco de paciência, por isso, o valor da parcela deve caber no seu bolso, de nada adianta renegociar com o valor da parcela com o valor que irá fazer seu orçamento ficar injetado, por qualquer dificuldade que você atrase essa parcela virará uma bola de neve.

Nossos produtos

Com isso, o ensinamento que tive pelo exemplo, foi o de que era preciso poupar na caderneta de poupança e que isso era um investimento. Hoje sei que não. Por conta disso, cometi erros financeiros, e na prática aprendi com eles e me fortaleci. Veja mais no vídeo que eu conto sobre este assunto.

 

Um dia conversando com meu pai, eu já estava engajada no planejamento financeiro e deixado a engenharia de lado, eu expliquei que ele poderia aplicar uma parte do dinheiro dele, para que pudesse ter uma rentabilidade acima da inflação. Ele me respondeu que tinha medo, mas sabe porquê? Porque ele não entendia sobre o assunto.

Sempre temos medo do que não conhecemos.

 

Essas informações me fizeram acompanhar de perto quando meus clientes e amigos falam sobre como foram criados, pois somos o espelho de nossos pais, das atitudes deles. Eu aprendi com meu pai a poupar, mas não a investir. E aprendi também que a falta de conhecimento nos causa medo, e o medo nos paralisa, não nos deixa ir a novos patamares.

 

O livro ‘Mente Milionária’, tem uma vasta gama de informações, que quando li caíram sobre minha cabeça e assim pude entender o fato de que se na infância não recebemos educação financeira, chegamos a fase adulta sem saber administrar nosso dinheiro.

 

Você percebe o quão importante é orientar nossos filhos sobre este assunto? Conversar com eles sobre planejamento financeiro familiar é primordial para desenvolvermos consciência financeira nas crianças que se tornarão adultos responsáveis.

 

Para isso é preciso utilizar da comunicação empática e assertiva, de forma simples e amorosa para que eles compreendam a necessidade de saber esperar, para possam entender o real valor do dinheiro em nossas vidas.

 

 

Clique no livro para adquirir

Outras publicações

rosi (35)

Maternidade e Emprego

De acordo com o Dieese de 2019, mulheres tem salários 20% menor que os homens, incluindo trabalho formal e informal. Entre os trabalhadores com ensino superior, a diferença é ainda…
renda-extra-quarentena-coronavirus

Renda Extra: Maneiras para ganhar dinheiro na quarentena

A crise do coronavírus tem desencadeado uma mudança generalizada no comportamento da sociedade, afetando também a economia de nosso país. Dentro desse cenário a palavra de ordem precisa ser “reinventar”,…
contas-pagas

O que é score? Como aumentar o seu?

Você já precisou solicitar um cartão de crédito, empréstimo em banco ou financiadora mas acabou sendo rejeitado aparentemente sem motivo? Muitas pessoas não fazem ideia do que significa a palavra…
Qual tema você tem curiosidade?Vote aqui para nos ajudar a escrever mais textos para você!

Deixe seu comentário, sua participação é essencial para que possamos escrever conteúdo de acordo com sua necessidade.

Obrigada por ter lido nosso post até o fim

Por Rosielle Pegado

Visite:

Biblioteca
Cursos
Planilhas, Ebooks e cursos
Serviços
Contato

Deixe uma resposta