COMO PERDER O MEDO DE INVESTIR?

Você quer investir, mas está com medo e não consegue dar o primeiro passo? O tema investimento pode parecer intimidador para alguns e novo, desafiador para outros.

O momento de crise e as circunstâncias podem ter assustado aqueles que não possuem uma reserva de emergência e agora estão tentando entrar no mundo das finanças.

Caso esse seja seu caso. Então, a minha função, como planejadora financeira, é tirar esse medo que vocês têm do investimento!

Como perder o medo de investir?

Nesse texto vou dá dicas de como enfrentar o medo e investir, esse guia poderá ajudá-lo a entrar no mundo dos investimentos.

Saiba mais Investimentos inteligentes

1. Investir em conhecimento

A maioria das pessoas imagina que apenas alguém muito rico pode investir, assim como também acredita que irá perder seu dinheiro e com isso, adquire medo dos investimentos.

Para perdê-lo, nada melhor do que pesquisar os vários tipos de produtos financeiros que estão disponíveis no mercado, procurar conteúdo didático e absorver tudo até sentir-se confortável com o tema.

Sendo assim, investir em conhecimento é o primeiro investimento que você deve fazer. Isso vai fazer com que você se sinta seguro e perca o medo do mercado financeiro.

2. Estabelecer seus objetivos

Objetivo é a chave! Ter um objetivo financeiro é o caminho onde te levará a alcançar o que deseja, é preciso disciplina para pôr no papel tudo o que é preciso para alcançar suas futuras metas de vida. ⠀

A vida financeira e a pessoal são completamente interligadas, levando em conta a maior parte dos nossos objetivos vem em conjunto com nossa vida pessoal, planos, começos e recomeços. ⠀

Qual é o seu maior objetivo atual? Sua vida financeira está inclusa nele? 

Leitura recomendada CRISE MUNDIAL: COMO ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS?

3. Definir o perfil investidor

O mercado financeiro possue uma diversidade bem grande de produtos, cada um tem sua característica específica

E para diminuir as chances de investir em uma modalidade que trará prejuízos futuros, o que depende da saúde e de sua vida financeira, é necessário descobrir seu perfil investidor e dentro dele entender quais investimentos fazem mais sentido para você, garantindo um futuro saudável nas finanças.

Ou seja, sabendo qual o seu perfil de investidor é possível identificar como você deve se comportar na hora de escolher seus investimentos.

O perfil do investidor está dividido em três principais categorizações: Conservador, Moderado e Agressivo.

Depois que você descobre o seu perfil de investidor, é mais fácil escolher os produtos financeiros de acordo com o seu objetivo, com isso, você diminui o risco de perder dinheiro!

Entendeu como é importante definir e conhecer o seu perfil de investidor?!

Para fazer o teste de perfil, existem diversos sites que oferecem ferramentas para que você o descubra, então aproveite!

Nesse link aqui você pode fazer um teste para saber como está a sua relação com dinheiro

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O SEU PERFIL DE INVESTIDOR!

4. Praticar

Após conquistar conhecimento na área de finanças você deve praticar todo o necessário para conseguir investir.

Organize suas finanças para que consiga poupar dinheiro e utilizá-lo para investimentos, de preferência uma pequena quantia para que não haja estranhamento de sua parte nem uma perda grande, caso você faça uma escolha equivocada.

Leia também 4 ERROS QUE TODO INVESTIDOR INICIANTE COMETE

Um modelo de investimento seguro e potencial para iniciar com pouco dinheiro e o tesouro direto, onde a partir de R$ 30,00 reais você conseguirá investir.

Investimentos a 100% do CDI também são indicados para pessoas conservadoras, que é em geral o perfil inicial de todos.

Aprender algo novo é sair de sua zona de conforto. Se hoje você é capaz de viver um pouco abaixo do salário que recebe ou tem a possibilidade de fazer renda extra, pense em economizar parte do dinheiro para um investimento.

Esse, no futuro, pode se tornar sua reserva de emergência ou um investimento para objetivo específico, quando você já tem um destino traçado para aquele investimento.

Essa atitude irá lhe trazer conforto por saber que caso haja alguma necessidade emergencial o dinheiro estará lá para auxiliá-lo e não serão necessários empréstimos, dívidas infinitas que levaram a mais trabalho e estresse, além do planejamento para quitá-las.

Você poderá planejar sua vida com mais conforto, entender que é necessário poupar para alcançar determinados objetivos e talvez os atingir com mais rapidez seus sonhos, dependendo dos rendimentos do investimento escolhido.  

Salve esse texto para consultar depois!

Ficou com dúvida ? Será um prazer te responder nos comentários

Deixe uma resposta