R & P Finanças Pessoais

Como economizar na sua viagem?

Muitos acreditam que para viajar é preciso ter muito dinheiro. Não tome isso como verdade absoluta. Com planejamento e criatividade é possível organizar aquela viagem tão sonhada com um orçamento que caiba direitinho no seu bolso. Na hora do definir o roteiro, fique atento onde você pode fazer com o seu dinheiro renda mais. Aqui vão algumas dicas:

                              “Escolha o destino com antecedência e na baixa temporada”

Para você desfrutar melhor de sua viagem e pagar menos, é importante escolher seu destino com antecedência e tentar fugir dos períodos de altas temporadas. Por isso, evite os períodos de junho/julho/Agosto e Dezembro/Janeiro/fevereiro (Aqui no Brasil?). Esses meses costumam ser mais caros por conta da alta procura (período de férias escolares). Por isso, tente encaixar as datas de suas férias na baixa temporada. Além de aproveitar preços mais baixos, poderá desfrutar com mais tranquilidade de serviços e lugares que, durante a alta temporada, estariam lotados.

 

Pesquisar a compra das passagens

Após escolher o destino para onde quer ir, comece a pesquisar as passagens. Para isso, faça simulações nos sites das empresas de transportes (avião, trem, ônibus) com diferentes datas. Isso serve para se ter noção da alteração dos preços em épocas diferentes. Não é uma regra, mas sabe-se que para viagens internacionais, quando compradas 6 meses de antecipação, os preços são mais atrativos, já para as nacionais, recomenda-se 3 meses de antecedência.

Uma dica legal é pesquisar em sites que integram várias empresas em uma única busca. Os mais populares são Decolar, Expedia e Skyscanner. Não deixe também de consultar blogs especializados em viagens. Neles, você encontrará promoções e ofertas quentes. Dica esperta: blog Melhores Destinos.

Crie um roteiro

Anote os lugares que queres visitar como museu, parques aquáticos, zoológicos, teatro e em quais restaurantes gostariam de comer. Essas anotações servirão como base para um planejamento de custo de quanto se vai gastar por dia. Inclusive, muitos desses locais e serviços oferecem descontos na internet e você poderá contratá-los de antemão. Assim você evitará filas, além de ganhar tempo e dinheiro para escolher e comprar as lembrancinhas para os parentes. Outra opção é levar o dinheiro/cartão e negociar na hora. Você poderá conseguir descontos incríveis. Em Londres, consegui um pacote bem especial naqueles ônibus vermelhinhos que rodam pelos principais pontos turísticos da cidade. Nem tinha a intenção de comprar, mas parei e negociei com o vendedor de ticket na rua mesmo. Além da venda de tickets para os ônibus, ele vendia ingressos para atrações também. Conseguimos um pacote para 3 pessoas pelo preço de estudante com ticket de ônibus (2 dias ou 1 dia?) e entrada no madame tussauds. E no madame tussauds na hora de trocar pelo ingresso o ticket, ainda conseguimos o ingresso para a London Eye (a famosa roda gigante) por preço super baixo, apenas 10 euros cada, uau muito bom.​

Nossos produtos

Atenção com os pacotes turísticos

Alguns pacotes turísticos geralmente tem o preço bem elevado. Se você contratar os serviços separadamente, pode sair mais em conta. Considere que nos tours em grupo, gasta-se mais tempo para realizar o mesmo percurso. Nem todo mundo anda no mesmo ritmo e isso pode afetar seu cronograma de viagem. Mas se você não se sente inseguro em planejar e viajar por conta própria, os pacotes turísticos são a decisão mais acertada, especialmente para idosos e famílias com crianças. Uma amiga minha vem a São Paulo me visitar e pediu ajuda a uma agente de viagens para comprar passagens mais baratas. Nós mandamos a cotação dos preços nas datas escolhidas, mas minha amiga não observou vantagem. Com apenas alguns cliques no computador, verificou que valia mais a pena comprar ela própria diretamente no site das companhias aéreas, rápido e fácil. Além do que quando você compra diretamente na companhia, sem uso de intermediários, é mais fácil você trocar passagens, mudar dia de viagem sem tanto prejuízo.

Não caia na cilada de pagar dias de hospedagem durante o ano inteiro para uma companhia. Junte o dinheiro aplique em algum investimento. Uma amiga minha pagou ano inteiro caríssimo pelo serviço de hospedagem. Quando precisou do serviço, não tinha hotel no local desejado, área nobre da cidade onde ela iria se hospedar. Fizemos os cálculos, ela simplesmente pagou o dobro do valor que seria necessário. Metade ficou para o hotel e metade ficou para a companhia que intermediou a reserva. E por falar em reserva, uma grande dor de cabeça, o serviço de urgência da companhia era de 48h! Ela própria ligou para o hotel para se certificar que não ficaria sem vaga. Evite dores de cabeça, reserve o seu próprio dinheiro e tenha maior poder de decisão.

 

Moeda estrangeira

É preciso pesquisar a forma mais econômica de converter a moeda ao país de destino. Existem vários meios de se fazer isso:

1.       Comprar a moeda estrangeira na casa de câmbio ou no banco atente para as cotações dos bancos, que costumam ser mais elevadas que as cotações na casa de câmbio.

2.       Cartões pré-pagos de viagem. Funciona assim: o cliente solicita o cartão no banco ou em uma agência de viagem ou casas de câmbio, carrega o valor que deseja levar para viagem, e usa o cartão como se fosse um cartão de débito (pré-pago) e pode ser utilizada em vários estabelecimentos no exterior. A vantagem desse cartão é a praticidade e a segurança. Também é possível realizar saques. Lembrando que nesse caso será cobrado uma taxa para cada saque efetuado. Por isso é importante planejar os saques, para não pagar muitas taxas.

3.       Cartões de crédito: essa opção deve ser utilizada em último caso, pois a cotação do cartão de crédito é a mais elevada. Sem contar que é cobrado 6,38% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para cada vez que você utilizar o cartão.

 

Lembre-se sempre economizar é fácil, apenas fique atento ao que te disse aqui e já será um grande início.

Outras publicações

como-aguentar-a-pressao

Você consegue resistir a pressão?

Em momentos de crise como o atual é normal o sentimento de impotência e sobretudo a preocupação com sua saúde financeira, seja ela pessoal ou profissional. O problema se agrava…
rosi (35)

Maternidade e Emprego

De acordo com o Dieese de 2019, mulheres tem salários 20% menor que os homens, incluindo trabalho formal e informal. Entre os trabalhadores com ensino superior, a diferença é ainda…
renda-extra-quarentena-coronavirus

Renda Extra: Maneiras para ganhar dinheiro na quarentena

A crise do coronavírus tem desencadeado uma mudança generalizada no comportamento da sociedade, afetando também a economia de nosso país. Dentro desse cenário a palavra de ordem precisa ser “reinventar”,…
Qual tema você tem curiosidade?Vote aqui para nos ajudar a escrever mais textos para você!

Deixe seu comentário, sua participação é essencial para que possamos escrever conteúdo de acordo com sua necessidade.

Obrigada por ter lido nosso post até o fim

Por Rosielle Pegado

Visite:

Biblioteca
Cursos
Planilhas, Ebooks e cursos
Serviços
Contato

Deixe uma resposta