R & P Finanças Pessoais

COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO?

Em um momento de crise uma das possibilidades é investir em um negócio próprio, mas com consciência para não desperdiçar dinheiro ao invés de lucrar. O maior questionamento será: mas como começar sem dinheiro para investir?

Aqui vão alguns passos para que esse desejo se torne possível e auxilie em sua renda.

Leitura recomendada Pai Rico, pai Pobre

Como começar um negócio do zero?

1.     Planejamento

Muitas pessoas pensam no negócio dos sonhos antes de entender todo o contexto, guiando-se por tendências atuais do mercado e esquecendo de enxergá-lo a longo prazo.

Ao invés de agir dessa forma o ideal seria pensar em como seu empreendimento pode fazer a diferença na vida de outras pessoas, pense na experiência que ele proporciona e não no produto em si. Isso será ainda mais relevante neste período de crise.

2. Visualização

Monte uma tabela de sua preferência onde possa preencher e visualizar toda a estratégia de negócio desde possíveis parcerias até perfil do cliente.

O método chama-se canvas e é utilizado em várias áreas, ao procurar pelo termo você poderá encontrar tabelas pré-prontas e utilizá-las para personalizar a sua da forma que mais se adeque a necessidade.

Saiba mais CRISE MUNDIAL: COMO ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS?

3. Pesquisa de mercado

Você precisa fazer algumas perguntas, como: meu produto pode ser disponibilizado na internet? O que meu público precisa? Meu produto atende essas necessidades?

Existem algumas ferramentas gratuitas de pesquisa para descobrir essas informações, então utilize delas para tornar-se cada vez melhor nesse quesito.

4. Referências

Busque por pessoas e empresas que fazem algo dentro do nicho em que deseja trabalhar ou fora dele, mas com o perfil que deseja agregar ao seu negócio.

As referências são uma ótima forma de manter-se inspirado, entender formas diferentes de criação e agregá-las de maneira única em seu negócio, tornando-o mais atrativo a seus clientes.

5.  Identidade visual

Criar uma identidade visual é necessário para que os clientes possam associar algumas características a sua marca como por exemplo cores, a tipografia utilizada, termos utilizados nos textos de divulgação e etc.

Sabemos que investir nisso está em uma etapa posterior, onde o negócio está rendendo lucros, mas com ferramentas gratuitas é possível criar um material bonito e coeso, com as ideias de identificação citadas acima para ser utilizado.

Leia também DISCIPLINA FINANCEIRA

6. Divulgação

Em tempos onde a renda das pessoas tende a diminuir a divulgação é uma peça chave para conquistar clientes.

É através dela que as pessoas terão o primeiro acesso a ele, criaram uma conexão com a sua empresa e a partir disso passar a consumir seu produto.

5 ERROS QUE PODEM ARRUINAR O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO

7-      Controle Financeiro

O controle financeiro é o ponto mais sensível do gerenciamento de um negócio. Por esse motivo, não pode ser tratado de forma inadequada.

Os principais erros cometidos por gestores são a falta de distinção entre despesas pessoais e do negócio, ausência de ferramentas de controle financeiro e automação e gestão baseada apenas no imaginário.

Uma ferramenta que pode te ajudar a organizar suas finanças é com TeuControle.com.

Uma vez que trata-se de uma aliada poderosa, que mantém a sustentabilidade e viabiliza o crescimento do negócio.

No TeuControle.com você pode por exemplo, separar seu controle financeiro por empresas que possui ou de empresa e pessoal, chamamos isso de Perfil, para ficar mais fácil vamos usar o seguinte exemplo: Você é uma pessoa casada, possui um comércio de alimentos, sua esposa possui uma joalheria.

1. Pessoal

Neste você irá controlar seus gastos pessoais

2. Empresa de Alimentos

Neste você irá controlar todas as Despesas e Receitas da sua empresa

3. Joalheria

Neste sua esposa irá fazer o controle financeiro da joalheria

Como você pode ver o sistema ficará divido em 3 partes, cada pessoa pode gerenciar suas responsabilidades sem confusão.

A gestão financeira, quando bem orientada e executada, é muito mais do que uma forma de organização.

E você, tem mais alguma dica para começar um negócio do zero? Compartilhe com a gente nos comentários!⠀

Deixe uma resposta