R & P Finanças Pessoais

Blog

Conheça nosso blog

Resumo do livro: O Milionário Mora Ao Lado: Aprenda os passos que criaram vários milionários

Após uma vasta pesquisa para identificar quais ações ou características formam um milionário e descobriram que ao contrário do que a maioria de nós pensa não basta possuir uma alta renda pois a riqueza é um somatório entre estilo de vida, planejamento,disciplina e perseverança. Aqui traremos um resumo das dicas presentes nesse livro para auxiliar nessa jornada.

Você consegue resistir a pressão?

Em momentos de crise como o atual é normal o sentimento de impotência e sobretudo a preocupação com sua saúde financeira, seja ela pessoal ou profissional. O problema se agrava quando pensamos na causa da crise, um vírus que nos impossibilita sair de casa e dificulta diversas formas de renda. Nesse cenário, como tornar possível passar pela pressão financeira sem maiores danos?

Resumo do livro: O Segredo – Você atrai o que pensa

O livro se baseia na lei da atração para mostrar ao leitor como sua mente pode influenciá-lo positivamente ou negativamente em todos os aspectos de nossa vida e alcançar o sucesso desejado em cada uma delas quando aliado a ações necessária para conquistar esse objetivo. Aqui resumimos em alguns pontos a explicação para que você possa usufruir dela em seu dia a dia.

Resumo do livro: O homem mais rico da Babilônia – parábolas com ensinamentos financeiros

Nesta obra, através de parábolas, você será capaz de receber ensinamentos básicos porém muito importantes para conseguir prosperar financeiramente. Iremos acompanhar inicialmente dois homens que decidem acumular riqueza e vão atrás do homem mais rico da babilônia, se chocando ao reconhecê-lo pois era um amigo de infância, da mesma classe social. Através de sua história você adquirirá dicas importantes para conquistar seus objetivos financeiros, assim como ele que com um conselho de seu mentor e praticando erros e acertos alcançou esse patamar.

Dolar não é investimento

Em tempos de crise torna-se comum o desejo das pessoas por investimentos em moedas estrangeiras, principalmente o dólar por sua relevância em comparação a nossa moeda e a poder do país no cenário mundial. Através desse interesse, boa parte dos investidores gostaria de saber mais sobre esse tipo de investimento e se ele vale a pena, não só utilizando dólares, mas outras moedas estrangeiras.

Casais inteligentes enriquecem juntos: ideias para fortalecer as finanças conjuntas

Conversar sobre finanças em seu relacionamento parece um tema chato e desnecessário, certo? Apesar disso é um tema fundamental quando se deseja construir um futuro a dois e ter uma vida próspera. Nesse livro, o autor mostra aspectos importantes dessa temática para serem debatidos.

Renda Extra: Maneiras para ganhar dinheiro na quarentena

A crise do coronavírus tem desencadeado uma mudança generalizada no comportamento da sociedade, afetando também a economia de nosso país. Dentro desse cenário a palavra de ordem precisa ser “reinventar”, para que possamos olhar nossas habilidades de uma maneira diferente e encaixá-las em algo com potencial rentável.

O que é score? Como aumentar o seu?

Você já precisou solicitar um cartão de crédito, empréstimo em banco ou financiadora mas acabou sendo rejeitado aparentemente sem motivo? Muitas pessoas não fazem ideia do que significa a palavra score, como ele funciona, sua influência em nossa vida financeira e o que fazer para conquistar um bom desempenho em sua avaliação. Aqui iremos explicá-lo de forma simples e dar dicas para iniciar ou melhorar seu score.

Resumo do livro Quem pensa enriquece – Os passos que pessoas bem-sucedidas praticam

Após mais de 20 anos de pesquisa através de artigos acadêmicos, entrevistas com pessoas financeiramente bem-sucedidas, cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em diversas empresas o repórter investigativo do jornal New York Times Charles Duhigg reuniu as características e comportamento responsáveis pelo sucesso extraordinário dessas pessoas no livro o poder do hábito. Nesse texto iremos resumir os passos para que você possa conhecê-los e caso deseje, introduzi-los em seu cotidiano.

O que são fundos imobiliários?

No Brasil ao pensar no investimento em imóveis há a cultura de praticá-lo através da compra do imóvel físico, como uma casa, prédio comercial ou apartamento, mas existem os FII (fundos de investimento imobiliário), que são compostos por diversos investimentos nessa área e são uma forma mais prática de utilizar esse tipo de investimento. Ou Leia mais sobreO que são fundos imobiliários?[…]

O que são criptomoedas?

As criptomoedas ficaram famosas por sua existência unicamente online mas várias pessoas não conhecem sua utilidade e como funcionam. Este é o nome que elas ganharam mas na realidade chamam-se moedas digitais descentralizadas, criadas por uma rede de blockchain, sistema que permite envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet, utilizando sistemas avançados de criptografia para proteger as transações, informações e dados.

Por que casa própria não é investimento?

Ao pensar em sua futura independência, muito por influência de seus familiares, é provável que tenha colocado como prioridade adquirir um imóvel próprio para utilizar como moradia, seja ele casa ou apartamento, mesmo que isso significasse uma dívida de 30 anos e descartando todos os gastos extras que isso acarreta correto?

DECLARAÇÃO ANUAL DO MEI

Você já fez sua Declaração Anual (DASN)?

A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI), é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente.

Essa declaração tem como finalidade informar a Receita tudo que você RECEBEU através de seu MEI, seja ele de comércio ou serviços.

7 FERRAMENTAS GRATUITAS PARA AUXILIAR O TRABALHO EM CASA SEM GASTAR

Com a recente necessidade da prática de isolamento, impedindo não só o ir e vir para lazer como para trabalho, nos vimos obrigados a praticar o home office, onde trabalhamos de nossas casas.

Aqui listamos algumas ferramentas que podem auxiliar em funções comuns e trazer mais praticidade ao seu dia a dia.

3 ERROS COMUNS DO PEQUENO EMPREENDEDOR

Com o número crescente de demissões e dificuldade de manter certas vagas de emprego por conta do perigo de contágio, além do corte de salários, algumas pessoas têm encontrado no empreendedorismo uma forma de manter-se ativas e conquistar algum lucro para complementar, ou gerar, sua renda.

Por isso, vamos falar sobre erros comuns que podem fazer sua nova empresa trazer prejuízos ao invés de lucro.

PLANO DE SAÚDE: DICAS DE COMO ESCOLHER UM

Ao iniciar seu planejamento pessoal um dos primeiros tópicos a pensar são as necessidades básicas, onde com certeza o tópico saúde estará, afinal, ele garante que você será capaz de executar as tarefas necessárias para manter os demais tópicos de sua vida, além de garantir o bem estar daqueles que ama em casos de planejamento familiar.

PERSIGA SEUS SONHOS

Nunca desista de seus verdadeiros sonhos, ninguém precisa acreditar neles, só você!

Por isso, nunca deixe de Sonhar… e acredite, um dia certamente você vai realizar seus sonhos!

MARKETING DE AFILIADOS: COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA

Com a necessidade de isolamento social e necessidade de conquistar renda extra muitas pessoas têm procurado formas de ganhar dinheiro na internet.

Hoje em dia cada vez mais empresas consolidadas utilizam esse meio para divulgar seus produtos como magazine Luiza, Amazon e a famosa plataforma de cursos online Hotmart.

Dívidas com bancos? Entenda o que é Restrição Interna

Em momentos de crise estamos sujeitos a desenvolver dívidas caso o planejamento financeiro não esteja de acordo com as necessidades e muitas vezes quem encontra-se nessa situação desconhece algumas consequências disso.

COMO SE ORGANIZAR PARA VOLTAR AO MERCADO DE TRABALHO

Por toda internet somos capazes de encontrar relatos sobre a maior produtividade de algumas pessoas durante esse período, mostrando-se mais motivadas a produzir, estudar e até mesmo lidar com os problemas do cotidiano de forma leve e objetiva.

Talvez pela comodidade de trabalhar em casa ou pelo ganho de tempo, afinal não temos mais a obrigação de nos deslocarmos até um escritório.

COMO PLANEJAR A APOSENTADORIA COMPLEMENTAR

A maioria das pessoas passa a ter preocupações sobre aposentadoria após anos de trabalho, geralmente próximas a encerrar suas atividades, o que, no entanto, está longe de ser recomendado para sua saúde financeira.

O planejamento financeiro de qualidade deve incluir a aposentadoria o mais cedo possível, pois geralmente o valor recebido pelo INSS é bem menor que aquele imaginado durante toda a vida.

SAIBA O QUE É ETF

ETF ( Exchange Traded Fund ) nada mais é do que um fundo de ações com referência em um índice da bolsa de valores, ou seja, “Fundos Negociados em Bolsa”. Sua composição é feita com o objetivo de atingir rendimentos iguais ou superiores ao indicador utilizado.

A gestão desse investimento é feita por um gestor especializado, alguém com a função de acompanhar o mercado e fazer compras e vendas necessárias para obter os melhores resultados todos os dias.

COMPRAR OU ALUGAR UM IMÓVEL, QUAL A MELHOR DECISÃO?

Quando falamos de compra ou alugar um imóvel é necessário analisar vários pontos importantes para essa escolha: Tempo de duração no novo local (cidade ou bairro), hábitos de vida, percurso até o local de trabalho e muitos outros.

Seja um casal que está iniciando sua vida juntos, ou ainda uma pessoa solteira que mude de cidade e resolva procurar um imóvel. Afinal qual é a melhor decisão: comprar ou alugar um imóvel?

COMO ECONOMIZAR DINHEIRO MESMO GANHANDO POUCO

Muitas pessoas costumam procurar desculpas que justifiquem o fato de ganharem pouco dinheiro, o que gera reclamações sobre seu dinheiro permitir apenas o pagamento de dívidas ou despesas mensais, ou seja, não conseguem economizar.

Eu sei bem que nem sempre é fácil, afinal, estamos falando sobre abrir mão de uma série de prazeres momentâneos, visando ganhos futuros;

E infelizmente a maioria das pessoas não receberam educação financeira durante a infância, sendo assim é muito comum escutar histórias de pessoas endividadas e que não conseguem guardar dinheiro.

COMO RESISTIR À PRESSÃO FINANCEIRA?

Em momentos de crise como o atual é normal o sentimento de impotência e sobretudo a preocupação com sua saúde financeira, seja ela pessoal ou profissional.

O problema se agrava quando pensamos na causa da crise, um vírus que nos impossibilita sair de casa e dificulta diversas formas de renda. Nesse cenário, como tornar possível passar pela pressão financeira sem maiores danos?

COMO COMEÇAR A INVESTIR NO TESOURO DIRETO?

Nos últimos anos o investimento no Tesouro Direto (TD) tem chamado a atenção dos brasileiros. Isso se deve a popularidade que o TD ganhou entre os investidores iniciantes e principalmente à sua rentabilidade, que é superior à poupança, além do baixo valor para começar a investir.

Outro ponto que chama a atenção é a sua segurança, pois o risco dessas operações tende a ser muito baixo, tendo em vista que o governo federal é o emissor.

COMO PERDER O MEDO DE INVESTIR?

Você quer investir, mas está com medo e não consegue dar o primeiro passo? O tema investimento pode parecer intimidador para alguns e novo, desafiador para outros.

Caso esse seja seu caso. Então, a minha função, como planejadora financeira, é tirar esse medo que vocês têm do investimento!

EMPRÉSTIMO DURANTE A CRISE

Quando você não dá a devida atenção a sua vida financeira, ou seja, não faz um planejamento financeiro, não otimiza o seu orçamento e também não cria uma reserva de emeregência.

A falta dessas ações podem fazer sua vida parecer uma verdadeira montanha russa.

COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO?

Em um momento de crise uma das possibilidades é investir em um negócio próprio, mas com consciência para não desperdiçar dinheiro ao invés de lucrar. O maior questionamento será: mas como começar sem dinheiro para investir?

Aqui vão alguns passos para que esse desejo se torne possível e auxilie em sua renda.

Renda Extra: 7 Maneiras para ganhar dinheiro na quarentena

A crise do coronavírus tem desencadeado uma mudança generalizada no comportamento da sociedade, afetando também a economia de nosso país. Dentro desse cenário a palavra de ordem precisa ser “reinventar”, para que possamos olhar nossas habilidades de uma maneira diferente e encaixá-las em algo com potencial rentável.

4 ERROS QUE TODO INVESTIDOR INICIANTE COMETE

O atual cenário pegou todo mundo de surpresa. Por isso, é importante redobrar a atenção para começar investir, é claro que todo investidor iniciante se sente inseguro, sem saber o que fazer, isso faz com que ele não avalie com clareza alguns pontos importantes na hora de compor sua carteira de investimento

Conheça agora 4 erros que todo investidor iniciante precisa evitar.

CRISE MUNDIAL: COMO ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS?

Todos nós temos objetivos e desejos, mas nem sempre colocamos os esforços necessários para atingir um resultado, ou seja, as nossas atitudes acabam afetando os resultados em nossas vidas. Por isso, o seu primeiro passo em direção ao sucesso começa com uma atitude mental positiva.

Mesmo com esse cenário d, é preciso ter atenção, pois quando estamos perdendo, seja a renda, clientes no caso do negócio, ficamos com a cabeça meio fora da nossa realidade, e é nesse momento que precisamos tomar bastante cuidado, pois diante de perdas nós acabamos assumindo mais riscos, que normalmente nós não aceitaríamos correr.

O QUE PODEMOS APRENDER COM A CRISE ?

O ano de 2020 começou parecendo que ia ser o melhor ano de nossas vidas, e de repente, somos surpreendidos com inúmeras mudanças bruscas que afetaram o mundo.

Isolamento, crise de saúde e financeira, desemprego, pessoas cada vez mais estressadas pelo prolongamento da quarentena. Tudo isso faz parte do nosso cenário atual. Buscamos respostas para lidar com todo esse caos, mas infelizmente ainda não temos.

SUA VIRADA FINANCEIRA COMEÇA HOJE!

Você nunca conseguiu organizar as suas finanças, seja por falta de tempo, interesse ou conhecimento. Pois bem, agora estamos vivendo um momento desafiador, ou seja, ou você se dedica a sua organização financeira ou sofrerá muito com essa crise.⠀

Se você está se sentido perdido no meio dessa situação, acredite: você não é o único. E não perca a oportunidade de tirar o seu maior aprendizado desse cenário, pois ele voltará, afinal toda crise volta depois de alguns anos.

CONHEÇA OS GOLPES FINANCEIROS MAIS COMUNS E SAIBA COMO SE PROTEGER PARA NÃO CAIR EM UMA CILADA

Nos últimos anos, os golpes financeiros se tornaram mais frequentes do que você possa imaginar. Segundo indicador da Serasa Experian, foram 1,96 milhão de tentativas de golpe registradas no ano de 2017, alta de 8,2% em relação ao ano de 2016 ou uma a cada 16 segundos, o maior índice em três anos.

Sendo assim, hoje vou listar e apresentar a você, os golpes financeiros mais comuns, que causam prejuízos e dores de cabeça;

AUXÍLIO EMERGENCIAL EM ANÁLISE – QUANDO VOU RECEBER?

Muitas pessoas estão com dúvidas para receber o auxílio emergencial, pois ao fazerem o cadastro receberam APENAS uma mensagem escrita “em análise” e até agora não receberam mais nenhuma informação.

Esse texto tem o objetivo de orientar sobre o auxílio emergencial em análise, após o seu cadastro no site ou pelo aplicativo.

O QUE É O CUSTO EFETIVO TOTAL?

Estamos passando por um cenário de incerteza, pois não sabemos quando voltaremos a viver normalmente, sem o medo de ser contaminado por esse vírus (COVID- 19).  Essa situação de confinamento parou várias empresas de diversos setores e causou mudanças drásticas na economia mundial, e para tentar diminuir o impacto do problema de saúde, o governo Leia mais sobreO QUE É O CUSTO EFETIVO TOTAL?[…]

COMO SE CADASTRAR PARA RECEBER O AUXÍLIO EMERGENCIAL – APLICATIVO CAIXA (Passa a Passo)

Se você já recebe o Bolsa Família, ou está no Cadastro Único, o governo vai usar os dados cadastrados nestes dois sistemas para efetuar os depósitos do auxílio. Por esse motivo, não é preciso baixar o aplicativo ou entrar no site para solicitar o auxílio emergencial.

Apenas microempreendedores, trabalhadores autônomos e intermitentes deverão se cadastrar no site.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL

O governo federal aprovou o auxílio emergencial de R$ 600 reais para aquelas pessoas que não estão conseguindo gerar suas receitas neste período de crise, tais como: MEI, trabalhadores informais, autônomos e desempregados.

CORONAVÍRUS: VOCÊ TEM UM PLANO B?

O que aconteceria se seu salário atrasasse? O que aconteceria se você perdesse o emprego ?

Sabemos que esse assunto é pouco discutido, pois geralmente os assuntos ruins ou graves são aqueles que mais impactam uma família, por isso evitamos debater. Porém, existem assuntos que afetam significamente o orçamento de um família, desta forma em algum momento deve ser tratado entre um casal ou entre os membros de uma família.

3 PRINCIPAIS ERROS DOS ENDIVIDADOS

Estar endividado pode trazer muito mais do que problemas financeiros. Pois, isso afeta também o seu estado emocional.  E não é segredo para ninguém que as pessoas que vivem endividadas possuem maus hábitos financeiros. Entenda que para sair do buraco, você precisa parar de cavar o buraco, ou seja, pare de repetir os erros que a maioria dos endividados comentem.⠀

Continue acompanhando este post para saber mais!

LEIA SEMPRE

Infelizmente a maioria dos brasileiros não gostam e não costumam praticar o hábito da leitura. ⠀

O hábito da leitura tem vários benefícios, pois aprimora a memória, reduz o stress, ativa a mente, amplia o conhecimento, sem falar que aumenta o poder de concentração, e aperfeiçoa o vocabulário, entre outras vantagens.

COVID-19 e o comportamento de consumo

Você quer investir no mercado de ações, mas se encontra paralisado (ou ressentido, com “raiva” da bolsa) por conta do cenário atual do mercado financeiro? Eu não tiro sua razão. Se eu não tivesse conhecimento e a vivência de cenários piores, eu também estaria assim.

Em 2008 vivemos um cenário pior, mas isso não afastou os investidores inteligentes, pois eles sabiam que a crise era passageira e os bons momentos voltariam. E sempre voltam! De lá pra cá, a bolsa de valores quebrou recordes e atingiu níveis jamais vistos.

Por isso, insisto que o melhor investimento que você pode fazer no momento é na aquisição de conhecimento. Assim, você terá o preparo para aproveitar o próximo ciclo de alta da bolsa de valores.

Clique no botão “Saiba Mais” e conheça o meu curso “Value Master – Formação de Investidores em Ações”. O curso mais completo, que vai te preparar para investir com consistência, segurança e riscos controlados.