A importância de um mentor para o crescimento pessoal e profissional

Hoje vamos falar de um assunto pouco abordado, mas muito importante para o nosso desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro.

  • O que é um mentor?

“Indivíduo experiente que guia (dá conselhos) a uma outra pessoa; um guia ou mestre.

[Por Extensão] Indivíduo que direciona, desenvolve, produz ou cria projetos, ideias, obras etc.

Mentor Intelectual. Pessoa responsável pelo desenvolvimento e/ou idealização de algo cuja prática influência os comportamentos de uma outra pessoa.”

Fonte: https://www.dicio.com.br/mentor/

Meu primeiro mentor

Meu primeiro mentor foi meu pai. Na sua simplicidade, com as suas limitações, ele me ensinou muito, principalmente a ser disciplinada, e ter resiliência diante das dificuldades.

Sendo assim, a minha grande inspiração de vida foi o Mário Pegado (meu pai), que decidiu largar um emprego fixo, registrado CLT para ser taxista, saiu de sua zona de conforto e arriscou ser autônomo mesmo com quatro filhas pequenas. Mesmo sem instrução ou formação técnica, ele conseguiu atingir todas as suas metas e fez grande parte de suas vitórias por instinto financeiro pessoal.

Embora meu pai se intitulasse empresário, ele nunca vendeu nada e eu, quando criança, acreditava que ser empresário significava vender algo. Ao ingressar na faculdade, eu tinha essa ideia de vender, um desejo de empreender, mas sentia vergonha.

Nossos produtos

E durante anos, minha vida profissional foi dividida entre a engenharia, pesquisa e docência. E posso dizer que era apaixonada pela minha carreira, porém muitos antes de iniciar a universidade, sempre alimentei a vontade de empreender e depois de ter ido estudar na Alemanha, comecei a ter interesse em empreender, na verdade tinha esse desejo, mas não tinha ideia por onde começar.

És que o mais difícil aconteceu, com o tempo na Alemanha, eu passei a ter um grande interesse pela área de finanças, nessa altura já havia lido todos os livros do mestre Cerbasi, e de t. Erker, mas um que virou a chave foi Virando o jogo, onde ele mostrava o segundo momento na vida de cada pessoa. E isso me motivou a fazer a transição de carreira.

Após a viagem para a Alemanha

Ao retornar da Alemanha, tudo mudou. Eu estava mais segura, mais confiante, mais criativa e com mais clareza. Decidi não voltar pra minha cidade natal Belém –PA, pois queria ficar o mais próximo do mercado financeiro, no caso seria ir pra São Paulo, mas não queria morar na cidade de São Paulo, pela loucura que era, e queria copilar um pouco da qualidade de vida que tinha na Alemanha.

Instalei-me no interior de São Paulo, mas apenas a 80 km de distância da capital. E comecei a trabalhar com planejamento financeiro e coach. Conheci várias pessoas, ampliei significantemente minha rede de contato e fiz várias parcerias. A partir desse momento, comecei a buscar mentores com base nos desafios específicos que eu tinha.

Por fim, eu preciso ter um mentor?

Como algo que eu não sabia explicar me inquietava, eu queria um mentor para saber se o meu negócio estava indo na direção certa, foi quando eu entrei no grupo go on women (link), e fiquei por lá lendo as notícias que chegavam, um certo dia apareceu uma seleção de pré-aceleração de negócios, e nesse período eu estava grávida, faltando poucas semanas para meu filho chegar, então em meio aos receios do meu esposo Felipe, me inscrevi. E o mais incrível aconteceu: fui aprovada na seleção.

Começou o programa e eu fui com meu filho com dias, a primeira aula, foi da minha mentora  e me marcou, pois foi pedi pra sair ou ficar e alavanca o seu negócio.

Não sei explicar o que senti, pois tenho esse perfil  e logo me identifiquei com a Roberta, a cada semana tínhamos aula de um setor do nosso negócio, e isso foi me ajudando conforme fui avançando e adquirindo novos desafios. 

Logo, as supresas começaram a parecer, fomos ganhando espaço, e quando estava travada a mentora vinha e estimulava a gente ir pra frente, nos indicava para cursos e eventos tudo de uma forma muito genuína.

Antes de conhecer a Roberta eu fiquei dando voltas em muito processo do meu negocio, mas depois que ela apareceu meu negocio criou uma esteira de produtos e serviços começaram a ter mais visibilidade.

Agora vamos pra parte financeira que é o assunto forte desse site, muitas vezes queremos baratear nosso custos e não pensamos que acabas gastando dinheiro e tempo.

Depois que passei pelo programa entendi ou você paga um profissional com qualificação na aquilo que você precisa ou fica perdendo se tempo e dinheiro com coisas que não vão alavancar seu negócio.

 

 

Qual tema você tem curiosidade?Vote aqui para nos ajudar a escrever mais textos para você!

Deixe seu comentário, sua participação é essencial para que possamos escrever conteúdo de acordo com sua necessidade.

Obrigada por ter lido nosso post até o fim

Por Rosielle Pegado

Outras publicações

dolar não é investimento

Dolar não é investimento

Em tempos de crise torna-se comum o desejo das pessoas por investimentos em moedas estrangeiras, principalmente o dólar por sua relevância em comparação a nossa moeda e a poder do…

Visite:

Biblioteca
Cursos
Planilhas, Ebooks e Cursos
Serviços
Contato

Deixe uma resposta